Na Semana Nacional do Trânsito, o “Agente Cidadão” leva mensagem de segurança para motoristas e pedestres
A Semana Nacional do Trânsito (SNT) é uma campanha anual que acontece entre os dias 18 e 25 de setembro e tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de respeitar as leis de trânsito para prevenir acidentes e, promover mais segurança para motoristas e pedestres. O tema da campanha deste ano é “Paz no trânsito começa por você”. Na Bahia, o funcionário de uma das instituições ligadas ao trânsito tem uma iniciativa pessoal para levar essa mensagem para as ruas da capital e de outras cidades baianas. O Agente Cidadão, personagem criado por Eudes Santana, já é conhecido nas escolas e eventos de conscientização que ocorrem no estado.
Foi no ano de 2017 que Eudes Santana teve a ideia de criar o personagem amigo da população e do trânsito: o Agente Cidadão. Desde então, nas horas vagas, o mascote conversa com pedestres, motoristas, motociclistas, ciclistas e crianças alertando para a importância de todos estarem atentos para a segurança nas vias públicas. É comum ver o Agente Cidadão orientando os pequenos para atravessarem a rua apenas na faixa de pedestre depois – claro – de olhar para os dois lados. “As crianças recebem as orientações com muita alegria e graça. Isso torna o trabalho muito mais leve!”, reflete.
Eudes recorda um momento na infância que o impactou e influenciou na decisão, não só da carreira, mas de criar o personagem. Quando criança, o baiano lembra a morte trágica no trânsito de uma pessoa próxima que causou comoção na cidade natal de Retirolândia. Anos mais tarde, depois de atuar em órgãos de trânsito, o Agente Cidadão nasceu com a missão de alertar a sociedade sobre a importância do respeito às regras do trânsito e as leis do estado.
Pós-graduado no assunto, o funcionário público pediu que a amiga e artista plástica Grasiele Mota criasse o personagem. Com investimento próprio, a ideia foi concretizada e tem cativado muita gente. “Ela utilizou uma foto minha para a caracterização. O Agente Cidadão parece muito comigo”, diverte-se Eudes que leva muito à sério a missão que abraçou voluntariamente.
O Agente Cidadão tem sua essência. Sempre que o funcionário público precisa vestir o personagem, nas horas de folga, a satisfação é grande. O Agente Cidadão já visitou escolas, públicas e particulares, e participou de diversas campanhas educativas. “O agente de trânsito ainda carrega consigo uma imagem punitiva na visão da maioria dos motoristas. No entanto, o trabalho do Agente de Trânsito deve ser visto com nobreza, é alguém que auxilia a sociedade, contribuindo para que acidentes e até óbitos sejam evitados”, pontua Eudes.
A importância do trabalho entusiasma Eudes, que já participou de diversas campanhas socioeducativas, inclusive em outras cidades, e faz questão de também atuar nas redes sociais “Fico satisfeito com a recepção deste conteúdo. Isso me faz acreditar que estou no caminho certo e ajudando a construir um futuro mais seguro e melhor para as pessoas. Participar de iniciativas como essa é sempre o mais significativo”, afirma o servidor público.
Medidas e cautelas
Com 24 anos de experiência na área de trânsito, Eudes Santana sinaliza atitudes que podem ser adotadas para um trânsito mais seguro:
1-Faixas de pedestres sem semáforos: Na capital baiana, existem algumas faixas de pedestres que não possuem semáforos, o que acaba gerando confusão para a população que quer atravessar e para motoristas. Por causa da ausência desse equipamento, muitos acidentes evitáveis acabam acontecendo. Para evitar situações caóticas e tragédias, a pessoa que tiver o interesse de cruzar a pista pode levantar o braço, sinalizando para que a intenção seja mais facilmente percebida pelos condutores.
2-Motociclistas e os riscos na pista: Acidentes envolvendo motociclistas costumam acontecer mais vezes devido a alguns motivos: invasão do sinal vermelho, ausência da distância regulamentar entre os motociclistas e outros veículos, de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, a distância mínima deve ser de 1,5 metro.
3-Ciclovia é espaço destinado para bicicletas e não para motos: Em busca de caminhos mais curtos muitos motociclistas dão a famosa “roubadinha” e invadem faixas reservadas a bicicletas e acabam provocando acidentes.
4-Transporte escolar clandestino: Transporte escolar clandestino não é a uma opção para famílias que prezam pela segurança de suas crianças. Por não ser regulamentado, o serviço pode ser interrompido pelas as autoridades policiais e de trânsito, durante o deslocamento até a escola por não ter a devida licença, o que garante maior segurança as crianças e aos pais quanto aos perigos da cidade.
Quem é Eudes Santana?
Casado e pai de três filhos. Eudes nasceu em Retirolândia e veio para Salvador no ano de 1998. Na capital, concluiu a primeira graduação em Turismo na Fundação Visconde Cairu. Seguiu estudos com pós-graduação em Auditoria e Gestão Ambiental, curso de tecnólogo em Transporte Terrestre (UFBA) e pós- graduação em Gestão de Trânsito (UNEB). Com 21 anos de serviço prestados na Superintendência de Transporte, hoje SEMOB (Secretaria de Mobilidade) e atualmente trabalha no setor de projetos de trânsito na TRANSALVADOR. Com o órgão fiscalizador, o agente já participou de diversas ações em prol da promoção da segurança no transporte e trânsito.
Frente & Verso Comunicação Integrada
Foto: Divulgação