Agricultura FamiliarAlimentação EscolarBahiaBahia Sem Fome

Consea-BA aprova 3° Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional

Assegurar o direito humano à alimentação e garantir condições de produção de alimentos saudáveis. Esses são exemplos dos compromissos do 3° Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Plansan), discutido e aprovado por unanimidade na última sexta-feira (21) pelo Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado da Bahia (Consea-BA) durante a primeira plenária do Conselho em 2025, no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador.

A aprovação do plano, elaborado e entregue pelo Grupo Governamental de Segurança Alimentar e Nutricional (GGSAN), é resultado de um processo participativo que incluiu a realização de oficinas para avaliação minuciosa do documento. “Chegamos a um conjunto de recomendações que visam melhorar a política de segurança alimentar e nutricional, demonstrando cuidado e comprometimento com o processo. Agora, vamos para o monitoramento, garantindo que as ações propostas sejam implementadas de forma eficaz”, destacou a presidenta do Consea-BA, Débora Rodrigues, reforçando a importância de manter o rigor no acompanhamento do plano.

Foto: Thassio Ramos/Bahia Sem Fome

O secretário-executivo do GGSAN e coordenador-geral do Programa Bahia Sem Fome, Tiago Pereira, ressaltou a importância da aprovação do documento: “Após muito trabalho realizado em 2024 e reuniões com os membros do Consea-BA e as secretarias de Estado, temos o 3º Plansan, que entrou em vigência em 2024. É um grande avanço, porque vai nos ajudar a fortalecer as ações do Governo do Estado no âmbito da segurança alimentar e nutricional e do combate à fome”. Segundo Tiago Pereira, “O atual plano traz uma robustez de entendimentos, porque avança em questões emblemáticas e históricas, como a defesa do território e as condições de produção de alimentos, incluindo acesso à água e meios de produção”, explica.

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabya Reis, que também participou do processo, celebra a aprovação do Plansan. “Hoje foi um grande dia para o fortalecimento da segurança alimentar e nutricional da Bahia. Seguimos firme, de mãos dadas com os demais órgãos e com a sociedade civil, desenvolvendo uma série de políticas e serviços nesta construção coletiva de enfrentamento à fome”.

Sobre o 3° Plansan

O 3° Plano foi elaborado com base nas dez diretrizes estabelecidas pela Política Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (PESAN) e contém 142 iniciativas distribuídas em 21 programas temáticos do Plano Plurianual. Entre os programas, destacam-se o Bahia Indígena, coordenado pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), e o Segurança Alimentar e Nutricional com Justiça Social, ligado à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e à Casa Civil.

Fonte: Ascom/Bahia Sem Fome
Foto: Thassio Ramos

Related posts

Bruno Reis envia à Câmara previsão de aumento de receitas e despesas da prefeitura: R$ 12 Bilhões

Fulvio Bahia

Cidade da Música da Bahia é finalista do prêmio internacional Music Cities Awards

Fulvio Bahia

Eventos movimentam turismo cultural e de negócios na Bahia

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais