BahiaEducaçãoGoverno do Estado

Conselho Estadual de Educação da Bahia transfere plenárias e integra programação de encontro dos Conselhos Municipais de Educação

Em prol da autonomia e do fortalecimento dos órgãos colegiados de educação, o Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE-BA) integrou-se à programação do XXVI Encontro Estadual da UNCME Bahia. A plenária anual dos conselhos municipais do estado iniciou na última segunda-feira, 20 de maio, no Fiesta Convention Center, em Salvador, com roda de conversa sobre gestão democrática da educação, proposta do CEE ao instituir o Complexo da Gestão Democrática da Bahia, e com a abertura oficial e palestra magna.

Com o tema “Os Conselhos Municipais de Educação e o fortalecimento das políticas educacionais para a Educação Básica: por uma nova educação inclusiva e com qualidade”, a programação conta com reuniões, posse da diretoria da Uncme Bahia e com mesas temáticas, destacando a participação dos conselheiros Nildon Pitombo e Gelcivânia Mota nas mesas do dia 21 de maio, sobre o papel dos conselhos na implantação da lei nº 10.639/2023 e 11.645/2008 e sobre os planos decenais de educação como articuladores dos respectivos Sistemas de Educação. As sessões do conselho pleno foram transferidas para o Encontro acontecendo de forma aberta para acompanhamento dos conselheiros e conselheiras municipais de educação.

Durante a abertura, a secretária Rowenna Brito disse que acredita no poder transformador da educação. “Nós construímos educação articulados com os municípios e com os entes da educação, em que é preciso muitas mãos em busca da garantia dos direitos dos estudantes. Reafirmo o compromisso com a formação dos conselheiros e conselheiras municipais de educação e com a agenda para integrar as redes estaduais e municipais, aproximando os conselhos com as escolas”.

O presidente do CEE-BA, Roberto Gondim, destacou a importância dos conselhos municipais para a educação de todo o estado, na regulamentação e normatização do sistema municipal, bem como da Uncme no Complexo da Gestão Democrática. “Estarmos aqui é a materialização do compromisso de atuação conjunta, quando empenhamos esforços para a construção de uma educação de qualidade para todos”.

O XXVI Encontro Estadual da UNCME Bahia termina na quarta-feira, 22 de maio, reunindo autoridades, conselheiros e conselheiras municipais de educação, concluindo com a compilação de demandas da educação para a elaboração da ‘Carta de Salvador’.

Fonte / Foto: ASCOM CEE

Related posts

Consulta pública para obras em estradas vicinais é realizada em 52 municípios baianos

Fulvio Bahia

Lula nomeia Vera Lúcia como ministra substituta do TSE

Fulvio Bahia

Bahia recebe reunião de desenvolvimento do G20 Brasil 2024

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais