BahiaCulturaFestejosGoverno do Estado

Cortejo da Independência movimenta Pelourinho nesta sexta-feira (30)

Com a tema Pelos Caminhos da Independência, museus do Pelourinho administrados pelo IPAC comemoram os 200 anos de Independência do Brasil na Bahia com variada programação.

Na próxima sexta-feira (30), os museus do Pelourinho, administrados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC/SecultBA), iniciarão as comemorações pelos 200 anos da consolidação da Independência do Brasil na Bahia com um cortejo e um festival cultural que vão tomar conta do Centro Histórico da capital baiana.

Pelos Caminhos da Independência é o tema adotado pelo IPAC para as celebrações nos museus Tempostal (Rua Gregório de Matos, 33), Udo Knoff (Rua Frei Vicente, 3) e no Centro Cultural Solar Ferrão (Rua Gregório de Matos, 45), para atrair baianos e turistas nesse marco histórico da Bahia. As atividades terão início às 10h e, ao longo de todo o dia, levarão música e animação, gratuitamente, para todos os que circularem pelas ruas do Pelourinho.

Elemento de protagonismo e emancipação social, o Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia está sendo comemorado pelo Governo da Bahia com ações e festejos por todo o estado. A comemoração visa reforçar a sensação de pertencimento e orgulho dos baianos e baianas, fortalecendo a memória desse momento crucial para a emancipação do povo brasileiro, além de promover o resgate da autoestima e enaltecer a bravura do povo baiano protagonista na luta pela independência e liberdade do país. 

Cortejo Cultural – O Cortejo da Independência será iniciado na Praça Quincas Berro d´água, saindo pelas ruas do Pelourinho com a Orquestra Aurora, o Grupo Eterna Juventude, grupos culturais de Cabaceiras do Paraguaçu e escolas da rede pública de Salvador.

Durante o percurso serão abertas exposições no Centro Cultural Solar Ferrão, no Museu Tempostal e no Museu Udo Knoff. Em cada uma das paradas aos museus serão feitas homenagens às heroínas da independência Joana Angélica, Maria Quitéria e Maria Felipa. O Cortejo seguirá em direção ao encontro do carro dos caboclos, homenageados na exposição no Centro Cultural Solar Ferrão. Iniciada a saída dos carros do Solar, o cortejo seguirá em festa pelas ruas até a chegada à Praça das Artes, onde acontecerá a finalização do cortejo com a Orquestra Aurora, que apresentará o Samba de Caboclo, abrindo, assim, as demais apresentações culturais e musicais que ocorrerão ao longo do dia.

Programação dos Museus – A exposição Pelos Caminhos da Independência: Caboclo, no Centro Cultural Solar Ferrão, será uma mostra que tem como foco principal a figura do Caboclo, símbolo maior dessa grande festa. A exposição rememora as lutas travadas com os portugueses nas quais os povos indígenas protagonizaram, ao lado de outros grupos, a resistência baiana decisiva para a consolidação da Independência do Brasil.

A exposição Dois de Julho no Tempostal: um desfile de liberdade tem um caráter histórico e educativo. Realizada em parceria com o Grupo da Terceira Idade Eterna Juventude, a mostra fará um resgate da passagem do exército pelas ruas, mostrando, através de cartões postais e fotografias, o mesmo percurso que teriam feito ao chegar à cidade, tomando os fortes e se aquartelando nos conventos, igrejas e quartéis. Já no subsolo do museu, serão representados e homenageados, através de cenografia, os civis que lutaram tão bravamente por nossa independência, como Joana Angélica, Maria Quitéria, Maria Felipa e outros.

No Museu Udo Knoff, a mostra Releituras da história em azulejo resulta de trabalhos artísticos realizados em parceria com o Grupo da Terceira Idade Eterna Juventude, das Escolas Estaduais Severino Vieira, Azevedo Fernandes e do Instituto Federal Baiano por estudantes e idosos. Sob a coordenação do professor Sávio Roz, o público vai participar de palestras, bate-papos e oficinas envolvendo a maior festa cívica da Bahia.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA – FESTIVAL DO PELOURINHO

10h – Cortejo da Independência

11h30 – Apresentação do grupo Marujada de Saubara – Saubara

13h – Dois do Sete – Performance Urbana Músico Teatral – Salvador

14h – Apresentação Samba de Caboclo – Salvador

14h30 – Samba Mirim Raizes do Paraguaçu – Cabaceiras do Paraguaçu

15h – Samba Rua das Pedrinhas – Cabaceiras do Paraguaçu

15h40 – Cia de Teatro Cecéu- Cabaceiras do Paraguaçu

16h20 – Cia de Artes Elementos – Salvador

17h – Show Musical- Priscila Sales – Cabaceiras do Paraguaçu

17h30 – Coletivo Arte Maginal – Salvador

18h – Grupo de Arte – A Pombagem – Salvador

18h40 – Show Musical – Nilson Aquino e Poesia Musical

19h40 – Encerramento – Samba Junino – Samba do Bereguedê

Sobre o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia – O IPAC é uma autarquia vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e atua de forma integrada e em articulação com a sociedade e os poderes públicos municipais e federais, na salvaguarda de bens culturais tangíveis e intangíveis, na política pública estadual do patrimônio cultural e no fomento de ações para o fortalecimento das identidades culturais da Bahia. Mais informações: www.ipac.ba.gov.br .

Fonte: ASCOM IPAC
Foto: Alberto Coutinho / GOVBA

Related posts

Setur-BA faz pesquisa sobre perfil do turista que participa do Carnaval da Bahia

Fulvio Bahia

Equipe da Guarda Civil detém suspeito de roubos de fios no Corredor da Vitória

Fulvio Bahia

ALBA: Seminário no legislativo debate prevenção da violência contra a pessoa idosa

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais