Mais de 2,5 mil horas de música. Mil atrações. É incontestável que o Carnaval de Salvador está mais robusto e dinâmico este ano. E para quem pretende curtir ao máximo a festa, é necessário ter muito pique para ir atrás do trio ou curtir os shows nos palcos temáticos montados para a folia.
Cuidar do corpo, portanto, é essencial, mantendo hidratação e alimentação de forma correta, para evitar sustos desagradáveis durante a festa. Para ajudar soteropolitanos e turistas a traçar a melhor estratégia de preparação, o coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Ivan Paiva, traz algumas orientações.
“Em relação à nutrição, é recomendado que se faça refeições mais leves, tendo em vista que haverá gasto de bastante energia, evitando ir para o Carnaval de estômago cheio. A sugestão é tentar fugir daquela feijoada matinal, buscar algo consistente, mas de forma leve, que dê energia e que seja intercalada por líquidos de forma constante”, explica o médico.
Ainda em relação aos alimentos, recomenda-se buscar fontes confiáveis, evitando consumir comidas de origens duvidosas, de modo a não incorrer em uma intoxicação alimentar durante o Carnaval.
“Caso ocorra algum tipo de mal-estar, perda de sentidos ou qualquer outra enfermidade, é recomendável a busca imediata por um centro de saúde, a fim de garantir o pleno restabelecimento do folião”, aconselha o coordenador do Samu.
No caso das vestimentas, o mais indicado, segundo Paiva, é buscar utilizar roupas leves, sempre usando protetor solar durante o dia, e utilizando calçados bastante confortáveis.
“A cidade é repleta de ladeiras e pisos irregulares, então é necessário andar com cuidado para não sofrer com calos e entorses durante o percurso. Também é recomendável estabelecer previamente o percurso que vai percorrer, observando questões como idade e sobrepeso, por exemplo, indo até onde a condição física permita”, reforçou.
Fonte e Foto: SECOM