CarnavalSaúde

Cuidados com o corpo são essenciais para aguentar maratona de Carnaval

Mais de 2,5 mil horas de música. Mil atrações. É incontestável que o Carnaval de Salvador está mais robusto e dinâmico este ano. E para quem pretende curtir ao máximo a festa, é necessário ter muito pique para ir atrás do trio ou curtir os shows nos palcos temáticos montados para a folia.

Cuidar do corpo, portanto, é essencial, mantendo hidratação e alimentação de forma correta, para evitar sustos desagradáveis durante a festa. Para ajudar soteropolitanos e turistas a traçar a melhor estratégia de preparação, o coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Ivan Paiva, traz algumas orientações. 

“Em relação à nutrição, é recomendado que se faça refeições mais leves, tendo em vista que haverá gasto de bastante energia, evitando ir para o Carnaval de estômago cheio. A sugestão é tentar fugir daquela feijoada matinal, buscar algo consistente, mas de forma leve, que dê energia e que seja intercalada por líquidos de forma constante”, explica o médico. 

Ainda em relação aos alimentos, recomenda-se buscar fontes confiáveis, evitando consumir comidas de origens duvidosas, de modo a não incorrer em uma intoxicação alimentar durante o Carnaval.

“Caso ocorra algum tipo de mal-estar, perda de sentidos ou qualquer outra enfermidade, é recomendável a busca imediata por um centro de saúde, a fim de garantir o pleno restabelecimento do folião”, aconselha o coordenador do Samu. 

No caso das vestimentas, o mais indicado, segundo Paiva, é buscar utilizar roupas leves, sempre usando protetor solar durante o dia, e utilizando calçados bastante confortáveis. 

“A cidade é repleta de ladeiras e pisos irregulares, então é necessário andar com cuidado para não sofrer com calos e entorses durante o percurso. Também é recomendável estabelecer previamente o percurso que vai percorrer, observando questões como idade e sobrepeso, por exemplo, indo até onde a condição física permita”, reforçou.

Fonte e Foto: SECOM

Related posts

Einstein abre processo seletivo para pessoas com deficiência no Hospital Ortopédico do Estado

Fulvio Bahia

Pagode, sofrência, forró e homenagem a Gal puxam foliões nesta sexta-feira (17) no circuito Dodô; confira atrações

Fulvio Bahia

Saiba quais remédios são contraindicados em caso de suspeita de dengue

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais