Pesquisas apontam que as mulheres que não cuidam da saúde emocional podem estar mais suscetíveis a desenvolver uma série de doenças físicas e mentais
Ainda em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a vereadora Débora Santana (Avante), realizou na última segunda-feira (20), o Workshop Saúde Emocional da Mulher, no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador. Cerca de 250 mulheres participaram do evento que abordou temas relevantes para a saúde mental, física e espiritual. A secretária de Política para Mulheres, Infância e Juventude, Fernanda Lordêlo, esteve presente.
Para a vereadora, o Workshop foi realizado para ensinar que o bem-estar emocional é responsável por ajudar uma pessoa a viver melhor e em harmonia. “Se eu não estiver bem emocionalmente, psicologicamente, eu posso trazer doenças para o meu corpo, pois tudo está interligado. O estresse, a ansiedade e a depressão são algumas das condições emocionais que podem ter um impacto significativo na saúde feminina”.
Pesquisas apontam que as mulheres que não cuidam da saúde emocional podem estar mais suscetíveis a desenvolver uma série de doenças físicas e mentais. “Em termos de doenças físicas, a saúde emocional pode desempenhar um papel importante no desenvolvimento de problemas cardiovasculares, como doenças cardíacas e derrames. O estresse crônico pode aumentar a pressão arterial, o que pode levar a uma série de complicações de saúde. Além disso, as mulheres que não cuidam da saúde emocional podem ter um risco maior de desenvolver diabetes, obesidade, ipertensão, AVC, câncer, transtorno do sono. Precisamos estar mais atentas aos sinais de estresse, ansiedade e procurar ajuda profissional quando necessário. Além disso, é importante adotar um estilo de vida saudável, que inclua uma dieta equilibrada, exercícios físicos regulares e práticas de autocuidado emocional”, disse a vereadora.
Para Maria Lourdes, 46 anos, as palestras foram essenciais para fazê-la entender que ela precisa dar mais atenção a ela mesma. “O nosso corpo fala, né? E muitas vezes não damos ouvidos. Estou saindo daqui hoje uma nova mulher, uma mulher que passará a estar mais atenta com minha saúde, com meu corpo. Somos muito atarefadas, damos conta de muita coisa ao mesmo tempo, porém vou começar a me priorizar. Sou mulher, tenho orgulho de mim, da minha luta e vou agora passar a ter orgulho de me cuidar. Parabéns a vereadora Débora e a Câmara pelo Workshop, foi de extrema relevância”.
Fonte / Foto: ASCOM Ver. Débora Santana