PrefeituraPrefeitura Municipal de SalvadorSalvador

Defesa Civil realiza simulados de evacuação em comunidades de Sete de Abril

Moradores de Mangueira/Olaria e Bosque Real, comunidades de Sete de Abril, participaram neste sábado (16) de simulados de evacuação de área, promovidos pela Defesa Civil de Salvador (Codesal) como preparativo para a Operação Chuva 2024. A ação teve início com o acionamento da sirene do Sistema de Alerta e Alarme.

Em seguida, foi iniciada a mobilização pelas equipes da Codesal, que circularam em rotas específicas daquelas regiões, suscetíveis a desastres naturais, convocando os moradores a saírem de suas casas e seguirem até o ponto escolhido para acolhimento nas Escolas Municipais Afrânio Peixoto e Novo Marotinho.

A iniciativa teve o objetivo de reduzir danos e preservar vidas em comunidades localizadas em áreas de risco, principalmente no período de chuvas intensas.

“Essa ação é o desdobramento de um trabalho que a Codesal já vem realizando voltado à prevenção. Nosso objetivo com o simulado é mostrar à população como se comportar em episódio de risco provocado por fortes chuvas”, afirmou o diretor-geral da Defesa Civil, Sosthenes Macêdo.

Antes dos simulados, a Codesal capacita voluntários nas comunidades, formando Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs), um dos programas mais importantes promovidos por meio da Subcoordenadoria de Ações Comunitárias e Educativas do órgão, voltado à prevenção e percepção de risco, destacou a subcoordenadora Fabiana Santana.

Já foram realizados simulados na Vila Picasso e Voluntários da Pátria (20/01); Irmã Dulce e Mangabeira (24/02); Bom Juá, Calabetão e Mamede ((02/03); Moscou I e II e Creche (09/03). No próximo sábado (23), encerrando o ciclo preparativo, serão realizados simulados simultaneamente na Baixa do Cacau e Vila Sábia.

Participaram dos simulados profissionais da Defesa Civil de Salvador, da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e da Secretaria Municipal de Educação. Colaboraram ainda voluntários de diferentes áreas, contribuindo para o bom desempenho da atividade.

Fonte: SECOM PMS
Foto: Codesal

Related posts

Morar Melhor beneficia mais 150 famílias com reforma de casas em Mirantes de Periperi

Fulvio Bahia

Prefeitura de Salvador já distribuiu 630 carteiras de identificação para pessoas com Transtorno do Espectro Autista  

Fulvio Bahia

Semob prepara esquema especial de transporte para Festival Virada Salvador  

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais