Com 20 atletas, a delegação baiana de canoagem já se encontra em Curitiba, capital do Paraná, para a disputa da II Etapa da Copa Brasil de Canoagem de Velocidade e Paracanoagem, que acontece entre quinta-feira (16) e domingo (19). Os competidores viajaram com apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
A autarquia estadual garantiu a participação da equipe baiana, uma das principais do país, nas duas principais competições nacionais no primeiro semestre de 2024 – as duas etapas da Copa Brasil – com o transporte dos atletas e dos respectivos equipamentos. O diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, destaca a atuação da Sudesb no apoio à modalidade no estado e com os atletas, dentre eles grandes nomes que já foram campeões brasileiros.
“A Sudesb é uma importante parceira da canoagem baiana, possibilitando que nossos atletas viajem para as competições nacionais. O retorno é espetacular. Temos os principais canoístas do país e até do mundo. Essa é a força da canoagem baiana, que apoiamos com os nossos programas para os atletas e de descoberta de novos talentos, como o Remando em Águas Baianas, agora em mais cidades no estado”, aponta Vicente.
A competição nacional fará parte dos eventos que definem a pontuação geral do ranking nacional de Canoagem Velocidade, ao lado da primeira etapa, realizada no final de abril em Lagoa Santa, em Minas Gerais, e do Campeonato Brasileiro de Canoagem de Velocidade e Paraconagem 2024, previsto para setembro, também em Lagoa Santa. Ao todo, 150 atletas de nove estados e 20 associações disputam a segunda etapa nacional.
A Bahia está representada por quatro associações: a Associação Cacaueira de Canoagem (ACC), de Ubaitaba; Associação de Canoagem de Itacaré (ACI); Associação de Clube de Remo (ACR), de Camamu; e a Associação Ubatense Esportiva de Canoagem. A equipe de Ubaitaba está em 2º lugar no ranking e a de Itacaré está em 3º lugar.
Mesmo sem a presença dos nomes que já garantiram a vaga olímpica para o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, como Isaquias Queiroz, Vadenice Conceição; Filipe Santana e Jack Goodman, a presidente da Federação Baiana de Canoagem (Febac), Camila Lima, espera bons resultados. “A expectativa da equipe é se manter entre os três melhores colocados e obter o melhor ranking nacional 2024”, explica.
Fonte: Ascom/Sudesb
Foto: FEBAC divulgação