Mobilidade UrbanaPrefeitura Municipal de SalvadorTransalvadorTrânsito

Desenho viário da Avenida 29 de Março é alterado para coibir acidentes  

Com a alteração, os motoristas e motociclistas, quando estiverem próximos ao retorno, deverão mudar para a faixa da esquerda, na via principal, de onde poderão fazer a conversão de sentido com segurança.

Para reforçar a segurança viária na Avenida 29 de Março, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) iniciou uma série de modificações envolvendo o fluxo de veículos nos retornos da via. São próximos a esses locais onde a autarquia vem registrando a maior quantidade de acidentes no trânsito – somente nos três primeiros meses deste ano, foram registrados 14 casos e 19 pessoas ficaram feridas.   

Projetada para, no futuro, receber estações do BRT, a Avenida 29 de Março possui retornos feitos por vias marginais, o que acabava gerando colisões com veículos que trafegavam pela via principal, já que alguns condutores não obedeciam a sinalização. A proposta adotada pela Transalvador é bloquear as marginais e fazer com que os condutores não precisem sair da via principal para efetuar a conversão de sentido.   

Com a alteração, os motoristas e motociclistas, quando estiverem próximos ao retorno, deverão mudar para a faixa da esquerda, na via principal, de onde poderão fazer a conversão de sentido com segurança. Portanto, a faixa da esquerda em cada sentido da avenida ficará destinada, predominantemente, para apoio aos retornos. Dessa forma, é possível evitar colisões de veículos em sentidos opostos ou laterais.   

Mudanças gradativas – As mudanças nos retornos da Avenida 29 de Março acontecem de maneira gradativa. O novo redesenho viário já foi adotado na área de conversão de fluxo que fica na altura do bairro Nova Brasília. Já as obras para a modificação do retorno que fica próximo ao Condomínio Alphaville foram iniciadas.  Ambos ficam no sentido Paralela.  

A previsão é de implantar essa proposta em todos os demais retornos. À medida que as alterações forem sendo aplicadas, o tráfego de veículos pelas respectivas vias marginais será bloqueado, já que não será mais necessário transitar pelo local a fim de fazer a conversão.   

“Essas alterações são feitas a partir da análise do trânsito na via. Percebemos que, com o tempo, o comportamento viário apresentado na Avenida 29 de Março exigia mudanças. Portanto, o que estamos fazendo com essa ação é atender às novas demandas do trânsito no local, melhorando o ordenamento do fluxo de veículos e reforçando a segurança viária”, explica o superintendente da Transalvador, Decio Martins.    

Toda a sinalização especial foi projetada, com a implantação de faixas zebradas e tachões, para ordenar o fluxo de veículos. Placas de velocidade e de advertência foram instaladas próximo aos retornos para orientar sobre a novidade. Mesmo com a alteração, os semáforos permanecerão funcionando para que os pedestres e ciclistas possam atravessar com total segurança.   

Tráfego – Por dia passam em média cerca de 9,2 mil veículos na Avenida 29 de Março, no sentido Via Regional, e aproximadamente 10 mil, com destino à Avenida Paralela. Desde que a Transalvador readequou a velocidade máxima permitida na via, em janeiro de 2021, houve uma queda de 63% na quantidade de vítimas de acidentes na via, se comparados os dados dos 12 meses anteriores à mudança e o mesmo período posterior à alteração, passando de 54 para 20 vítimas, entre feridos e mortos.    Em 2022, a Transalvador voltou a registrar uma alta de ocorrências no trânsito da via. Foram notificados 29 acidentes na via, que deixaram 37 pessoas feridas e três mortas. “Todas nossas ações têm o objetivo principal de preservar vidas no trânsito. Acreditamos que, com essas alterações na Avenida 29 de Março, coibiremos práticas que tenham potencial de gerar acidentes, já que evitaremos o entrelaçamento de veículos em sentidos distintos”, completa Martins. 

Fonte: SECOM PMS
Foto: Lucas Moura

Related posts

Secretaria de Proteção animal instala contenção para preservar colônia de gatos durante réveillon gospel em Salvador

Fulvio Bahia

Caged: Salvador criou mais de 2 mil postos de trabalho em setembro 

Fulvio Bahia

Marta cobra debate e estudos sobre Teleférico no Subúrbio: “Riscos de danos ambientais no Parque São Bartolomeu

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais