Acompanhado de secretários de Estado e outras autoridades, o governador Jerônimo Rodrigues chegou, logo cedo, na manhã desta quinta-feira (16), para participar da tradicional Lavagem do Bonfim, que começa com celebração de missa na Igreja da Conceição da Praia, em Salvador. Jerônimo fará o trajeto completo da caminhada, uma das maiores expressões de fé e cultura da Bahia, em cortejo que segue até a Basílica do Senhor do Bonfim, na Colina Sagrada.
“Nós, baianos, temos a característica de pedir e agradecer. Hoje é um dia de agradecimento ao Senhor do Bonfim, a Nossa Senhora da Conceição, pela saúde, pela paz no Brasil, pela paz no mundo, mas é também a oportunidade de pedir, pedir a Deus que a gente possa continuar governando e trabalhando com a força que a gente tem que ter, pedindo que o Senhor do Bonfim acompanhe a gente ao longo do ano”
A celebração, repleta de significados, atrai uma multidão de fiéis de todas as idades, que realizam a caminhada de oito quilômetros em um gesto de renovação de preces e promessas. No apoio a toda essa manifestação, e com gestores presentes no evento, diversos órgãos e secretarias estaduais estão promovendo ações integradas que vão desde a valorização cultural da Bahia até a garantia de direitos da população que participa da Lavagem do Bonfim.
Esse ano, além da distribuição de mais de 43 mil copos de água aos fiéis, feita pelo Corpo de Bombeiros em parceria com a Embasa, haverá a promoção de ações de reciclagem ao longo do trajeto. Também entre as ações do Estado está o apoio, por meio da Secretaria de Cultura, à apresentação de blocos de matriz africana durante o percurso da Lavagem, como o Ilê Aiyê, Malê Debalê, Muzenza e outros; receptivo para trade turístico, com a Setur-BA; atendimento às mulheres, em casos de violências de gênero e outra iniciativas desenvolvidas pela Secretaria de Políticas para as Mulheres; além de divulgação da campanha ‘Respeito é Nosso Direito’, realizada pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH).
Segurança
Pela primeira vez, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) implementou uma Central de Monitoramento na Colina Sagrada durante os festejos do Senhor do Bonfim. O Governo do Estado executa uma série de ações para garantir segurança, apoio logístico e valorização cultural durante a Lavagem do Bonfim. No total, dois mil policiais e bombeiros atuarão em operações preventivas, de inteligência e resgate. O investimento de R$ 1,4 milhão assegura a infraestrutura necessária utilizada pela SSP, com viaturas, helicópteros e equipes especializadas.
Tecnologias como o reconhecimento facial e de placas veiculares, além de plataformas de observação elevadas, são empregadas para o monitoramento. No Centro de Operações e Inteligência (COI), 22 órgãos estaduais, federais, municipais e entidades privadas trabalham de forma integrada na coordenação das ações. A segurança conta ainda com 27 postos elevados de observação e oito comandos de área distribuídos pelo circuito da festa, garantindo cobertura ampla e resposta rápida.
Fonte: Secom GovBa
Foto: Matheus Landim