ArteCulturaLazerMúsica

“Dia de Portas Abertas”: Goethe-Institut promove jornada cultural gratuita dia 18 de novembro 

Em sua quarta edição, Instituto promove atividades artísticas e educativas das 13h às 18h.

O Goethe-Institut Salvador-Bahia realiza a quarta edição do “Dia de Portas Abertas”. O evento, que acontece neste sábado (18), das 13h às 18h, promete uma jornada cultural envolvendo todos os departamentos do Instituto em uma programação diversificada.

A diretora do Goethe-Institut Bahia, Friederike Möschel, destaca a importância do evento: “ O ‘Dia de Portas Abertas’ nos dá a oportunidade de mostrar aos nossos vizinhos, parceiros e amigos o que os artistas desenvolvem e criam em conjunto com a cena cultural local durante a residência artística internacional Vila Sul, em Salvador. O KreativLab e o trabalho linguístico também são lugares importantes de colaboração. Desejamos que nossos convidados se divirtam e levem novas impressões para casa”.

O KreativLab oferecerá para crianças contação de histórias e uma oficina de artesanato sustentável. Os entusiastas de tecnologia poderão experimentar jogos e simulações em óculos de realidade virtual. Um bazar de livros também estará disponível. Haverá também aulas experimentais e apresentações de jogos e aplicativos facilitarão o aprendizado e treinamento da língua alemã. Essas atividades visam proporcionar uma experiência diversificada e acessível aos participantes, promovendo a cultura, a criatividade e a aprendizagem.

O  artista paulista Diego Crux, residente Vila Sul por meio do programa “Rethinking the South – Repensando do Sul” oferecido por KfW Stiftung, participará do “Re-Torno, Re-Volta”, atividade que incluirá uma Conversa Livre com a participação da pesquisadora Gabriela Leandro e do artista visual baiano Augusto Leal, a abertura da exposição com presença dos artistas e as instalações “Rotas da Vitória” (2023) exposição de Diego Crux e “Gangorra, 2020”, de Augusto Leal. 

Diego Crux traz uma perspectiva única que desafia as dinâmicas convencionais de poder e vitória, incentivando a interação e participação ativa do público. “Re-Torno, Re-Volta é uma exposição-processo que parte das revoltas, rotas, vitórias e nas repetições e seus modos ininterruptos de retornar e tornar. São pontos de partida as revoltas dos Malês século XIX na Bahia, os “retornados” à África (em especial o povo Tabom), os caminhos e trânsitos atlânticos, as (im)possibilidades de retornos na afrodiáspora e as complexidades presentes nas noções identidade. Tensionando tramas históricas, locais, coletivas, familiares e pessoais em cruzamentos e estratagemas simbólicos, da palavra e do segredo.” explica o artista.

 Com uma variedade de materiais, entre eles impressos, artesanato e decoração, o evento também contará mais uma vez com a participação da Feira P.I.R.A, presente desde a primeira edição do Dia de Portas Abertas.

A programação do dia 18 de novembro abrange desde exposições de arte até oficinas práticas, garantindo uma experiência ampla para todos os visitantes. Confira alguns dos destaques:

Alase – instalação interativa de Odun Orimolade

Local: Foyer do Teatro Goethe-Institut

Horário: 13h – 17h

Uma instalação interativa que explora os conceitos de morte, transição e degeneração na visão de mundo iorubá.

Mostra Curtas – Clarissa Rebouças

Local: Teatro do Goethe-Institut Salvador-Bahia

Horário: 13h30 – 14h30

Exibição de quatro curtas-metragens dirigidos por Clarissa Rebouças em diferentes países, proporcionando uma visão única de narrativas diversificadas.

Re-Torno, Re-Volta de Diego Crux

Uma exposição-processo que parte das revoltas, rotas e vitórias, explorando as complexidades presentes nas noções de identidade.

Ativações: 

Conversa Livre – Re-Torno, Re-Volta 
Com: Diego Crux, Gabriela Leandro e Augusto Leal
Local: Praça do Cacau 
Horário: 14h00 – 15h 
Abertura de exposição com artistas 
Local: Galeria menor – Goethe-Institut
Horário: 15h – 15h15

Rotas da vitória, 2023 (Diego Crux) + Gangorra, 2020 (Augusto Leal) – instalação em espaço aberto 
Local: entrada da garagem 
Horário: 13h – 18h 
Instalações que convidam à reflexão sobre as relações entre corpos, espaço e território.

Naming Names / Nomeando Nomes de Odun Orimolade
Local: Teatro Goethe-Institut Salvador
Horário: 15h30 – 16h
Uma performance participativa com o público sobre ideais que geram hábitos de autoconhecimento, geração, promulgação, influência e confiança.

Gotopo 
Apresentação musical da cantora e compositora Gotopo (Berlim)
Local: Goethe-Institut Salvador-Bahia / Pátio
Horário: 16h – 16h45
Gotopo, artista residente do Programa Vila Sul, apresentará um conjunto musical que explora o conceito de “Futurismos Ancestrais”.

Você não sabe fazer falta – reabertura da exposição
Local: Galeria
Horário: 17h15 – 18h

Fonte: Darana RP
Foto: Leonel Henckes

Related posts

Fanfarras escolares realizam ensaio do 7 de Setembro, em Salvador

Fulvio Bahia

“Nossa história precisa ser contada nos livros escolares”, afirma Jerônimo no 2 de Julho

Fulvio Bahia

BTCA faz mais aulas abertas no Palácio da Aclamação

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais