BahiaPrefeitura Municipal de SalvadorSalvadorServiços

Dia do Consumidor: Codecon oferece serviços gratuitos aos cidadãos de forma presencial e on-line

O Dia Mundial do Direito do Consumidor é celebrado neste sábado (15) – a data reforça a importância da proteção e do respeito às pessoas nas relações de consumo. Para garantir assistência ao consumidor, a Prefeitura, através da Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), oferece serviços gratuitos ao cidadão como esclarecimento de dúvidas, reclamações, denúncias, revisão de cálculos de juros abusivos de cartões de crédito e de planos de saúde. Em 2024, foram realizados 7,5 mil atendimentos.

O serviço presencial ocorre na Central Municipal de Atendimento ao Consumidor do órgão, que funciona de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h, na Rua Chile, 3, no Centro. Além da unidade fixa, a Diretoria também desenvolve nas comunidades ações do Programa Codecon & Você, iniciativa educativa que promove cursos com certificação sobre conceitos das relações de consumo, princípios e direitos básicos do consumidor.

Com objetivo de facilitar ainda mais a vida do cidadão, a Codecon disponibiliza ainda o auxílio através do Fala Salvador, no número 156, e os sites www.codecon.salvador.ba.gov.br e Portal Salvador Digital (salvadordigital.salvador.ba.gov.br). Há, ainda o aplicativo Codecon Mobile e as páginas oficiais do órgão no Facebook e Instagram – nestes casos, a resposta em relação às dúvidas da população é de, em média, 24 horas.

A diretora da Codecon, Talita Vilarinho, afirma que as ações da autarquia buscam orientar os cidadãos sobre as normas do Código de Defesa do Consumidor (CDC), para que não haja prejuízos à população. “Realizamos fiscalização, projetos educativos voltados para fornecedores e consumidores, atendimento ao cidadão e mediação de conflitos nas relações de consumo”, detalha. A gestora lembra ainda que a Codecon é o único órgão do Nordeste que oferece, de forma gratuita, a realização de cálculos para análise de juros abusivos.

Reflexão – Criado em 1983 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial do Direito do Consumidor relembra um discurso histórico do presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy (1917-1963), em 1962, no qual ele defendeu a necessidade de garantir direitos básicos aos consumidores. No Brasil, o cidadão está amparado pelo CDC, promulgado em 1990 e considerado um dos mais avançados do mundo.

Para a diretora da Codecon, a data é uma oportunidade de reflexão sobre o impacto fundamental que cidadãos bem informados têm na construção de um mercado mais justo. “Todos os dias, atuamos de forma proativa para proteger os direitos dos consumidores, e os atendimentos que recebemos constantemente nos lembram de que ainda há muito a ser feito para aprimorar as relações de consumo”, pontua.

Contudo, de acordo com Talita, também é um momento de celebrar as vitórias alcançadas, como a eficácia da fiscalização e a crescente participação da população nas ações educativas realizadas. “Este dia é, ainda, uma chance para as empresas se alinharem a práticas de transparência e respeito, contribuindo para a criação de um mercado mais equilibrado, onde todos, consumidores e empresas, saem ganhando”, reforça.

Fonte: Secom PMS
Foto: Otávio Santos

Related posts

A força da colaboração entre catadores(as) autônomos e cooperados no Carnaval de Salvador

Fulvio Bahia

IPVA com desconto de 8% para veículos com final de placa 7 termina nesta quinta (27)

Fulvio Bahia

Prefeitura entrega requalificação da avenida Suburbana com ciclovia alargada, novos retornos e construção de via marginal

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais