O Dia do Escritor, comemorado nesta terça-feira (25), foi marcado por uma grande ação de incentivo à leitura realizada pela Fundação Gregório de Mattos (FGM). Trata-se do Projeto Esqueça um Livro e Espalhe Conhecimento, que distribuiu livros, gratuitamente, em diversas localidades da capital baiana para estimular a leitura entre os soteropolitanos.
Com um formato itinerante, o projeto passou por pontos de grande movimentação na cidade através da Caravana da Leitura. O veículo passou pela Praça das Baianas, no bairro de Amaralina; Praça Lord Cochrane, na Avenida Garibaldi; Avenida Vasco da Gama; Praça da Revolução, em Periperi e no bairro do Bonfim, na Cidade Baixa.
Trabalhando na Praça Lord Cochrane, o gari Adailton Silva, de 48 anos, aproveitou a oportunidade para garantir uma nova história. “Eu sou a favor da leitura, principalmente nos dias de hoje que as pessoas estão acostumadas com o celular e a tecnologia. Muitas pessoas deixam os livros para trás e esquecem a importância que a leitura tem para a nossa formação. Eu peguei um livro sobre direito e medicina, são assuntos que eu tenho curiosidade em aprender e tenho certeza que será uma leitura muito boa”, conta.
Ao todo, 6 mil títulos foram selecionados para serem doados durante a ação. Os exemplares distribuídos são oriundos de campanhas de doações feitas pela fundação durante o ano. Outros também são provenientes de coleções publicadas pelo Selo João Ubaldo Ribeiro, política municipal voltada para valorizar e incentivar produções literárias baianas.
Os livros pertencem às mais diversas categorias e variam entre romances, contos, crônicas, livros de autoajuda, histórias infantis, ficção, científicos, filosóficos, bem como exemplares religiosos, biografias, poesias, obras literárias nacionais, livros acadêmicos, entre outros.
De acordo com o presidente da FGM, Fernando Guerreiro, esse é um projeto que desperta emoção nos cidadãos. “Eu acho maravilhoso, pois esse projeto desperta um sentimento de emoção no cidadão. São perceptíveis a alegria e a reação emocional que cada pessoa tem quando recebe o livro. Isso é encantador”, revelou o gestor.
Origem – Iniciado em 2017, o Esqueça um Livro e Espalhe Conhecimento faz parte do programa de arte-educação executado pela Prefeitura, que visa incentivar o hábito e o prazer da leitura, com circulação de livros. Em edições passadas, a ação acontecia na Estação da Lapa, devido ao grande número de pessoas, oriundas de diversos bairros de Salvador, que circulam pelo local diariamente.
O projeto dialoga com um movimento nacional que começou em abril de 2013, em São Paulo, por iniciativa individual do jornalista Felipe Brandão. A ideia é inspirada no conceito de BookCrossing, criado nos EUA no início dos anos 2000 e combina leitura e urbanidade, com vistas a gerar um efeito em cadeia em favor do acesso à leitura.
Fonte: SECOM PMS
Foto: Bruno Concha