Nesta sexta-feira (18), celebramos o Dia do Estagiário, ocasião especial que visa reconhecer e valorizar a contribuição da atividade de estagiários para quem está ingressando no mercado de trabalho. De acordo com a Lei nº 11.788/2008, que regulamenta e rege os estágios no Brasil, o estágio é uma etapa fundamental para a formação profissional.
Com o intuito de oferecer a experiência e a qualificação prática profissional, o Governo do Estado criou em 2017 o Partiu Estágio, que já contratou mais de 16 mil universitários para atuação em órgãos e entidades da administração estadual. Na última quarta-feira (16), o programa convocou 865 universitários – que deverão se apresentar junto ao local de estágio no período de 24 de agosto a 06 de setembro deste ano.
Célio Alcântara, coordenador do programa, ressalta a importância da atividade e das regulamentações no cenário profissional. “O estágio desempenha um papel fundamental na preparação dos futuros profissionais e no desenvolvimento econômico e social. É necessário o cumprimento de diretrizes e regulamentações para que os estágios sejam experiências educacionais enriquecedoras, com ambiente que seja propício para o desenvolvimento desses jovens talentos”, explicou.
Vinícius Evangelista é estagiário na Saeb e estudante do curso de Marketing. O universitário compartilhou sua perspectiva em relação ao estágio e explicou como a prática se conecta com sua formação teórica. “O foco do estágio é o aprendizado. No meu caso, gosto de participar de muitas atividades e absorver ao máximo o conhecimento prático que está alinhado ao que aprendo na faculdade. Isso vai me ajudar muito na minha carreira profissional”, disse.
Legislação e Direitos dos Estagiários no Brasil
Atualmente, a Lei n° 11.788/2008 regulamenta e rege os estágios no Brasil, estabelecendo diversos direitos fundamentais, entre eles: férias, pagamento de bolsa, auxílio transporte e carga máxima de estágio, que pode variar de 20, 30 ou até 40 horas semanais.
De acordo com estatísticas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mais de um milhão de universitários concluiu o curso de nível superior no ano de 2021. Esse número reflete o empenho e a dedicação dos estudantes brasileiros em alcançar suas metas educacionais e se prepararem para se tornar profissionais qualificados em suas respectivas áreas.
Fonte / Foto: Ascom/Saeb