Neste dia 06 de março é comemorado o Dia Internacional dos Optometristas. O vereador George Reis “O Gordinho da Favela” (PP), parabeniza a classe trabalhadora e lembra do Projeto de Lei Nº nº 36/2021, que visa valorizar o trabalho dos técnicos optometristas, comemorando a data no dia 06 de março, de acordo com o calendário do município de Salvador.
“Nesse dia, celebro e parabenizo os profissionais optometristas pelo luta em enfrentar preconceitos e barreiras para exercerem suas funções. Eu me identifico com esse espírito de luta”, disse o vereador.
A celebração por meio de uma data oficial serve como marco que registra conquistas sociais e um pontapé inicial para mobilização em torno da causa desses profissionais que possuem grande alcance e estão presentes no dia a dia das comunidades.
Algumas pessoas confundem os papéis entre o médico oftalmologista e os profissionais optometristas, que são aqueles que cuidam da área externa do globo ocular. Podem identificar possíveis enfermidades e encaminhar, em tempo oportuno, para profissionais habilitados, além de terem a capacidade de definir grau de óculos.
Banco de Óculos
O vereador teve mais um Projeto de Lei aprovado, nessa área. Dessa vez, o documento de número 248/2021 institui na capital baiana um Banco de Óculos, que vai funcionar como postos de coleta de armação de óculos não utilizados mais, para posteriormente expor para doação às pessoas em situação de vulnerabilidade.
O óculos de grau possui um alto custo para aquisição. Devido a isso, o vereador conta que pensou que como o objetivo, na maioria das vezes tem longa duração, as pessoas que fossem trocar, pudessem ir ao banco de óculos e fazer a sua doação. “Assim, aqueles que não tem condições de comprar um novo, pode ser contemplado com uma armação de graça”, explicou o vereador.
Fonte / Foto: ASCOM Ver. Gordinho da Favela