Com escuta sensível, compromisso com o coletivo e atuação estratégica no cotidiano escolar, os pedagogos são fundamentais na garantia do direito à aprendizagem. São eles que acolhem, orientam e ajudam a construir os primeiros passos da trajetória educacional, garantindo que cada estudante encontre um lugar de pertencimento na escola pública.
Na rede estadual da Bahia, a Secretaria da Educação (SEC) reconhece o protagonismo desses profissionais, cuja atuação impacta diretamente os mais de 700 mil estudantes das 1.727 unidades escolares, incluindo anexos e Escolas Família Agrícola. Celebrado em 20 de maio, o Dia do Pedagogo reforça o papel desses agentes na construção de uma educação mais inclusiva, cidadã e transformadora.
No Núcleo Territorial de Educação de Itaparica (NTE 24), a pedagoga Maria Neide Targino realiza acompanhamento pedagógico em nove escolas indígenas da rede estadual. “Trabalhamos a escola na sua totalidade, envolvendo comunidades e lideranças”, afirma. Segundo ela, o respeito aos saberes e modos de vida fortalece a educação e valoriza o papel do pedagogo como elo entre professores, estudantes e famílias.
Investimento em formação
Para ampliar o impacto desse trabalho, a SEC investe continuamente na formação de coordenadores e gestores pedagógicos. A política de formação continuada promove reflexões, troca de experiências e atualização de práticas, fortalecendo o trabalho coletivo nas escolas e ampliando as oportunidades de aprendizagem.
A coordenadora pedagógica Valuza Saraiva, do Colégio Estadual Doutor Berlindo Mamede de Oliveira, na Colônia Penal de Simões Filho, destaca os desafios e a potência da função. “O trabalho da coordenação pedagógica é, por natureza, desafiador. Exige que nos reconheçamos como aprendizes contínuos, mas também como profissionais que compartilham saberes e constroem pontes dentro da escola. Atuamos na escuta, na mediação e na articulação com professores e estudantes. Somos profissionais com imenso potencial transformador e nossa presença fortalece o direito de aprender, onde quer que a escola esteja”.
Fonte / Foto: Secom GOVBA