BahiaEducação

Dia do Pedagogo: profissionais conectam comunidades e escolas da rede estadual da Bahia

Com escuta sensível, compromisso com o coletivo e atuação estratégica no cotidiano escolar, os pedagogos são fundamentais na garantia do direito à aprendizagem. São eles que acolhem, orientam e ajudam a construir os primeiros passos da trajetória educacional, garantindo que cada estudante encontre um lugar de pertencimento na escola pública.

Na rede estadual da Bahia, a Secretaria da Educação (SEC) reconhece o protagonismo desses profissionais, cuja atuação impacta diretamente os mais de 700 mil estudantes das 1.727 unidades escolares, incluindo anexos e Escolas Família Agrícola. Celebrado em 20 de maio, o Dia do Pedagogo reforça o papel desses agentes na construção de uma educação mais inclusiva, cidadã e transformadora.

No Núcleo Territorial de Educação de Itaparica (NTE 24), a pedagoga Maria Neide Targino realiza acompanhamento pedagógico em nove escolas indígenas da rede estadual. “Trabalhamos a escola na sua totalidade, envolvendo comunidades e lideranças”, afirma. Segundo ela, o respeito aos saberes e modos de vida fortalece a educação e valoriza o papel do pedagogo como elo entre professores, estudantes e famílias.

Investimento em formação

Para ampliar o impacto desse trabalho, a SEC investe continuamente na formação de coordenadores e gestores pedagógicos. A política de formação continuada promove reflexões, troca de experiências e atualização de práticas, fortalecendo o trabalho coletivo nas escolas e ampliando as oportunidades de aprendizagem.

A coordenadora pedagógica Valuza Saraiva, do Colégio Estadual Doutor Berlindo Mamede de Oliveira, na Colônia Penal de Simões Filho, destaca os desafios e a potência da função. “O trabalho da coordenação pedagógica é, por natureza, desafiador. Exige que nos reconheçamos como aprendizes contínuos, mas também como profissionais que compartilham saberes e constroem pontes dentro da escola. Atuamos na escuta, na mediação e na articulação com professores e estudantes. Somos profissionais com imenso potencial transformador e nossa presença fortalece o direito de aprender, onde quer que a escola esteja”.

Fonte / Foto: Secom GOVBA

Related posts

Novo Mané Dendê forma 1 mil educadores ambientais

Fulvio Bahia

Maternidade estadual no Subúrbio Ferroviário é destaque em atendimento humanizado pelo SUS

Fulvio Bahia

Governo do Estado abre seleção para contratação de 3.778 profissionais na saúde

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais