Câmara Municipal de SalvadorCriançaInclusão SocialPolíticaSalvador

Dia Municipal da Criança Negra terá sessão especial na Câmara de Salvador: “Garantia de direitos numa sociedade racista”, afirma Marta Rodrigues

A data instituída no calendário oficial de Salvador é fruto de projeto de lei da vereadora Marta Rodrigues(PT), apresentado em 2012, em conjunto com a Coordenação Nacional das Entidades Negras (Conen).

Na próxima sexta-feira (16), a Câmara de Vereadores de Salvador realizará uma sessão especial dedicada ao Dia Municipal da Criança Negra (Lei 8.247/2012), comemorado todo 16 de junho , com objetivo de impulsionar a garantia de políticas públicas de reparação, os direitos das crianças negras e o combate ao racismo e às desigualdades sociais.

A data instituída no calendário oficial de Salvador é fruto de projeto de lei da vereadora Marta Rodrigues(PT), apresentado em 2012, em conjunto com a Coordenação Nacional das Entidades Negras (Conen). A sessão será iniciada às 9h30 com transmissão ao vivo pela TV CAM (Canal aberto 12.3) e pela Rádio CAM (105,1) e também pelas redes sociais do legislativo municipal (www.facebook.com/tveradiocam).

A vereadora, que é a atual presidenta da Comissão de Direitos Humanos e de Defesa da Democracia da Câmara, afirma que o objetivo é chamar a atenção para a importância do município se debruçar sobre as crianças afrodescendentes pertencentes à diáspora africana em Salvador, que representam a maioria das crianças na cidade.

Segundo a presidente da Comissão de Direitos Humanos, é preciso coloca as crianças negras no orçamento e na centralidade das políticas públicas garantindo-lhes o acesso absoluto à saúde, à educação pública de qualidade e elevando-lhes a autoestima. “Um dos focos dessa lei também pressionar para o cumprimento das Leis 10.639/03 e 11.645/08, que obrigam as escolas a implantarem disciplinas que falem sobre a história e cultura afro-brasileira, africana e indígena. A educação é peça fundamental para a reparação social. Nesse contexto, é fundamental levar para a sala de aula o reconhecimento de nossas crianças com sua história e seus antepassados”, pontua Marta.

Manifesto – O coordenador da Conen, Gilberto Leal reforça que a adata faz uma referência ao Dia da Criança Africana, no dia 16 de junho e institucionalizado pela Organização de Unidade Africana (OUA), na Etiópia, em 1991, em memória às crianças negras de Soweto que foram massacradas em 1976 por terem protestado contra a discriminação no ensino.

“Um dos compromissos desta lei é chamar a atenção das autoridades, quanto a situação sócio – econômica e principalmente educacional em que vivem as crianças, em especial as negras. É imprescindível a importância da identidade da criança negra, no contexto do seu processo de desenvolvimento emocional, cognitivo e social, bem como, o risco de internalização do discurso alheio, com negação/desinformação dos seus próprios valores”, afirma a Conen na carta-manifesto.

A vereadora ressaltou, também, trecho do Manifesto da Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen). “Torna-se imprescindível que a criança negra de hoje obtenha os elementos que alicerçam as bases fundamentais da sua existência para que possa apresentar-se inteira desde seu nascimento, no universo das demais crianças, enfrentando do seu lugar, o referido exercício da diversidade, sem que seja a mesma, condicionada a subjugar-se aos valores culturais do outro, o que se agrava, quando esses valores vêm contaminados de elementos opressores, conscientes ou inconscientes”, diz trecho do manifesto.

Para a Conen, os fortes valores de pertencimento e referenciais, são indispensáveis à “formação do caráter e equilíbrio psico-estético-biológico da criança negra, não raramente levada a se auto-referenciar de forma depreciativa, por não lhe serem apresentados os elementos pilares da sua autoafirmação, enquanto negros e negras a exemplo dos seus heróis e heroínas”.

Fonte / Imagem: ASCOM Ver. Marta Rodrigues

Related posts

Lula adia viagem à China, por orientações médicas

Fulvio Bahia

Parceria com a Prefeitura de Salvador garante mais 46 leitos oncológicos no Hospital Martagão Gesteira

Fulvio Bahia

Eleições 2024: a página do Portal do TSE que todo eleitor precisa conhecer

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais