Foi em Cachoeira, no Recôncavo Baiano, que se iniciou o movimento que culminou com a proclamação de Dom Pedro I como imperador.
Dia 30 de junho, em um marco histórico, o fogo simbólico em homenagem ao bicentenário da Independência da Bahia passará pelos municípios do Recôncavo Norte. Além de Dias d’Ávila, os municípios de Mata de São João, Camaçari e Lauro de Freitas também farão parte do roteiro da passagem do fogo.
Em Dias d’Ávila, cerca de 20 atletas irão se revezar para percorrer um trajeto de 5km. A tocha será recebida de Mata de São João às 9h, na ponte que liga os municípios, e seguirá para a Praça dos Três Poderes, onde acontecerá uma solenidade com alvorada de fogos, hasteamento das bandeiras e execução dos hinos municipal, da Independência da Bahia e Nacional, entoados pela Banda Filarmônica Guerreiros do Sol.
Após a solenidade, a tocha seguirá para a Via Frontal, onde será entregue à Camaçari. O evento terá duração aproximada de 1 hora.
É importante destacar que o hino da Independência da Bahia foi composto pelo diasdavilense Ladislau dos Santos Titara. A letra foi criada pelo militar baiano, fazendo referência ao momento em que o país se libertava das tropas portuguesas. As batalhas travadas para a conquista da independência do Brasil tiveram início em 25 de junho de 1822 e só terminaram na Bahia em 1823. Foi em Cachoeira, no Recôncavo Baiano, que se iniciou o movimento que culminou com a proclamação de Dom Pedro I como imperador.
Fonte: ASCOM/PMDD
Foto: Marisa Vianna