O roteiro do fogo simbólico terá início em Mata de São João, seguindo para Dias d’Ávila, Camaçari e, por fim, Lauro de Freita.
Em um ano especial, no qual comemoramos o bicentenário da Independência da Bahia, Dias d’Ávila terá um papel de destaque nas celebrações. A cidade irá integrar o roteiro de passagem do fogo simbólico do 2 de Julho, ao lado de outros municípios do Recôncavo Norte, como Mata de São João, Camaçari e Lauro de Freitas. Os detalhes dessa importante participação foram discutidos durante uma reunião realizada na última quarta-feira (17), que contou com a presença da equipe operacional da Fundação Gregório de Mattos (FGM) e representantes das cidades acima mencionadas.
O roteiro do fogo simbólico terá início em Mata de São João, seguindo para Dias d’Ávila, Camaçari e, por fim, Lauro de Freitas, onde será incorporado ao percurso tradicional. Essa integração das cidades do Recôncavo Norte nos festejos é resultado de uma correspondência apresentada pelo professor, historiador, escritor e pesquisador da História da Bahia, Diego Copque, direcionada à FGM.
A comemoração dos 200 anos da Independência da Bahia será uma verdadeira festa da cultura, educação e esporte, envolvendo a participação de atletas e grupos artísticos. Além disso, uma delegação composta pelos quatro municípios participantes estará presente no ponto alto das celebrações: o tradicional cortejo que ocorre no dia 2 de julho, em Salvador.
Essa inclusão de Dias d’Ávila no roteiro histórico do Fogo Simbólico do 2 de Julho fortalece os laços da cidade com sua história e tradições. É uma oportunidade única para os moradores e visitantes se envolverem e participarem de uma celebração marcante para todo o estado da Bahia.
Fonte / Foto: ASCOM/PMDD