Municípios

Dias d’Ávila: Prefeitura abre cadastramento para artistas locais

A Prefeitura de Dias d’Ávila, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer (SEMEC), informa que está aberto o cadastramento de artistas locais para execução da Lei Paulo Gustavo. A previsão é que o município receba cerca de R$734,467,15 (setecentos e trinta e quatro mil, quatrocentos e sessenta e sete reais e quinze centavos), mas, para isso, é necessário conhecer melhor quem são todos os fazedores de cultura da cidade.

O cadastro deverá ser feito AQUI, até o dia 15 de agosto. Uma equipe técnica ficará disponível na SEMEC para dar suporte ao seu preenchimento.

O objetivo do cadastramento é diagnosticar demandas e necessidades culturais dos fazedores de cultura do nosso município e outros aspectos relevantes para a construção dos editais da referida Lei. Este questionário é destinado a artistas, produtores, espaços culturais, sociedade civil, bem como demais entes interessados em participar dos editais e implementação da mesma.

Além disso, esta primeira etapa objetiva coletar propostas de como os mecanismos de financiamento devem estar estruturados, bem como as divisões de categorias e valores, além de demais itens relevantes para a construção dos editais à luz da Lei. Por isso, de acordo com o Secretário Marcos Antônio, esse cadastro é muito importante, pois assegura que este recurso chegue de fato aos fazedores de cultura locais. “A perspectiva é que diversas formas de expressão artística sejam contempladas”, pontuou o Secretário.

Entenda a Lei

A Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022) viabiliza o maior investimento direto no setor cultural da história do Brasil. São R$ 3,8 bilhões para a execução de ações e projetos em todo o território nacional.

A Lei é, também, um símbolo de resistência da classe artística. Foi aprovada durante a pandemia de Covid-19, que limitou severamente as atividades do setor. É, ainda, uma homenagem a Paulo Gustavo, artista símbolo da categoria, vitimado pela doença.

As condições para a execução da Lei Paulo Gustavo foram criadas por meio do engajamento da sociedade. Em 2023, a recriação do Ministério da Cultura abriu o caminho para a plena execução da Lei. Após um intenso processo de escuta, a pasta editou o decreto regulamentar da Lei, permitindo que estados, municípios e Distrito Federal pleiteiem a verba.

Os fazedores de cultura terão acesso aos valores por meio de editais, chamamentos públicos, prêmios ou outras formas de seleção pública simplificada, executados pelos estados, municípios e Distrito Federal.

Faça seu cadastramento para que tenhamos os parâmetros necessários para a elaboração dos editais do processo.

Fonte / Imagem: ASCOM PMDD


Related posts

Itabuna: Centro de Cultura Adonias Filho será reinaugurado neste sábado (2)

Fulvio Bahia

Projeto Rota do Barro

Fulvio Bahia

Lauro de Freitas: Comando de Policiamento da RMS lança projeto ‘Vigilância Participativa Escolar’ em parceria com a Prefeitura nesta terça-feira (02)

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais