Câmara Municipal de SalvadorHomenagem

Diplomata da ONU Gerson Brandão recebe título de cidadão soteropolitano da Câmara de Salvador

A Câmara Municipal de Salvador vai entregar, na próxima segunda-feira (6), a partir das 18 horas, no plenário Cosme de Farias, uma de suas principais honrarias ao africanista, pesquisador e diplomata da ONU Gerson Brandão: o título de cidadão soteropolitano.

Durante a entrega, também ocorrerá o lançamento de seu mais novo livro “Likasi: o presente, o passado e o futuro do Congo”. O evento será transmitido ao vivo pela TC CAM (12.3), pela rádio CAM (105.3 FM) e pelas redes sociais (www.facebook.com/tveradiocam).

Formado em Direito pela Universidade de Paris, Gerson tem mais de 20 anos de experiência em Relações Internacionais, Resolução de Conflitos e Gestão de Catástrofes e já viajou mais de 90 países, tendo adquirido extenso conhecimento no funcionamento de missões de manutenção da paz, confrontos etno-religiosos, além do desarmamento e reintegração de ex-combatentes.

A obra que será lançada na data especial é fruto das vivências do autor na África e aborda a exploração de recursos naturais e os desafios que enfrenta a República Democrática do Congo na luta constante em favor do desenvolvimento sustentável. A honraria concedida pelo legislativo municipal ao fluminense de nascença, mas criado em Salvador, onde morou quando criança e parte de sua juventude, foi um pedido da vereadora Marta Rodrigues (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e de Defesa da Democracia Makota Valdina.

Segundo Gerson Brandão, a obra “Likasi” destaca a importância desses recursos, os desafios históricos e atuais do país e as questões globais relacionadas à exploração desordenada de riquezas minerais. Ele também propõe soluções, incluindo a implementação de um Compromisso Social por empresas importadoras de minérios. “A proposta do livro é promover uma reflexão sobre o quão importante é a proteção do meio-ambiente e as similaridades entre o Brasil e o Congo como países-chaves para o futuro da humanidade”, afirmou.

A vereadora do PT acrescenta, ainda, que o livro convida os leitores a refletirem sobre as consequências da exploração mineral na RDC e em todo o mundo, desempenhando um papel educativo e social significativo.

“Gerson tem uma trajetória que muito nos honra e sua história de vida está atrelada a nossa cidade. A partir de experiência, e vivência em Salvador, cidade com a qual tem intensa ligação, ele desenvolve e desenvolveu papel relevante para a valorização da cultura afro-brasileira e do protagonismo negro. NA verdade, é uma honra para Casa conceder esse título a uma figura com tanta abrangência social, dentro e fora do Brasil”, comenta.

Biografia- Gerson possui especialização no Direito Internacional Humanitário pela Universidade de Leiden, da Holanda, mestrados em Gestão de Recursos Humanos, pela Universidade de Liverpool, da Inglaterra, e em Direitos Humanos e Cooperação Internacional, pela Universidade de Estrasburgo, na França. Além disso, o pesquisador possui mais de 50 textos publicados em revistas científicas e veículos de comunicação no Brasil e no exterior. Um dos seus livros que também tem destaque é “19 de Agosto”, que marca o dia em que a ONU foi, pela primeira vez, atacada pelo fundamentalismo.

Anterior ao trabalho com a ONU, ele administrou por 5 anos projetos da ONG Francesa “Médicos do Mundo” e da ONG Britânica “Merlin”; contribuindo para o restabelecimento de serviços médicos e assistência às vítimas da guerra em Angola, Libéria, Costa do Marfim, Congo, Sudão, Timor-Leste e Iraque. Mais recentemente, ele participou da equipe da ONU na ajuda humanitária na Ucrânia, devido à guerra com a Rússia.

Fonte: ASCOM Ver. Marta Rodrigues -PT

Related posts

Câmara de Salvador faz sessão especial sobre o Dia da Criança Negra

Fulvio Bahia

Carta para Salvador será entregue ao governador e ao prefeito nesta quarta-feira (13)

Fulvio Bahia

CMS: Vereadores comentam resultados das eleições e aprovam matérias

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais