BahiaEducação

Diretores de departamento da Uneb são empossados, nesta quinta (22), para o biênio 2024-2026

A noite da última quinta-feira (22) foi marcada pela posse de 31 novos diretores de departamentos da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), durante a reunião extraordinária do Conselho Universitário, realizada no campus de Salvador. O governador Jerônimo Rodrigues participou do ato ao lado da secretária de Educação, Adélia Pinheiro, e parlamentares.

O chefe do Executivo parabenizou os novos diretores e reforçou o compromisso com o ensino público. “Cada um desses diretores faz chegar em cada canto que a UNEB tem um campo, faz chegar o ensino, a pesquisa e a extensão. E minha presença aqui reafirma o compromisso com o financiamento do ensino de qualidade”, afirmou Jerônimo.

Os professores eleitos tiveram a nomeação publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) no último dia 15 de fevereiro. Eles assumem os cargos para o biênio 2024-2026 e vão atuar nos campi da instituição em Salvador e em outros 25 municípios baianos. Antes de serem empossados, passaram por uma formação, visando padronizar procedimentos e as ações a serem implantadas.

Reitora da Uneb, Adriana Marmori reforçou a abrangência da Uneb a partir de programas. De acordo com ela, 403 municípios têm ações e projetos desenvolvidos pela instituição. Marmori destacou a importância que o diretor de departamento tem para o funcionamento da instituição de ensino superior. “O diretor de departamento é a liderança local, que assume o compromisso com a comunidade acadêmica e com a cidade de fazer valer o que é a universidade pública tem. É a pessoa que lidera, coordena e organiza a comunidade local para fazer ensino, pesquisa e extensão. A multicampia permite essa capilaridade, promovendo a interiorização do ensino superior”, ressaltou.

No discurso de posse, os novos diretores reafirmaram o compromisso com a excelência acadêmica, com o desenvolvimento social, educacional, cultural, político e econômico do estado e dos territórios de identidade onde estão inseridos. Para Adriano Eysen, essa posse significa o reconhecimento e confiança depositados pela comunidade acadêmica. “Temos uma responsabilidade muito grande, estabelecendo uma relação direta com a Universidade, fazendo ensino, pesquisa e extensão de qualidade inclusiva e capaz de formar sujeitos mais críticos e mais humanos”, afirmou o diretor de departamento do campus 14, Conceição do Coité.

A titular da Secretaria de Educação destacou a importância do papel da universidade. “Nos seus 40 anos, a Uneb se faz forte, presente, em todo o interior do estado da Bahia e também na capital, fortalecendo as políticas de educação, o acesso ao ensino superior e a produção do conhecimento, reunindo, portanto, a condição e a força de quem contribui para o desenvolvimento da Bahia”.

A Uneb

A Universidade do Estado da Bahia foi criada em 1983 e funciona no sistema multicampi, com sede da administração central na cidade de Salvador. Para uma maior capilaridade e abrangência das atividades finalísticas, ela possui campi em 26 municípios, distribuídos em vários territórios de identidade da Bahia. O quadro funcional é composto por 2.122 professores e 438 técnicos. São oferecidos mais de 170 cursos nas modalidades presencial e de educação a distância, incluindo graduação e pós-graduação lato e stricto sensu.

Fonte: SECOM GOVBA
Foto: Divulgação

Related posts

Com foco na saúde, Prefeitura de Salvador discute elaboração do Plano Municipal da Pessoa com Deficiência

Fulvio Bahia

Governo do Estado anuncia convocação de candidatos excedentes do concurso da Polícia Civil e do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar

Fulvio Bahia

MEC disponibiliza mais de 402 mil bolsas para o Prouni

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais