Municípios

Diretoria da UPB completa 45 dias de gestão, entrega Espaço UPB Mulheres Municipalistas e melhorias

Presidente Wilson Cardoso e Diretoria fizeram a entrega de veículo 0KM, equipamentos e novos espaços para uso dos prefeitos e prefeitas na UPB

Um ato de inauguração e entregas marcou na última terça-feira (13) os 45 dias de gestão da nova diretoria da União dos Municípios da Bahia (UPB), com a presença de prefeitos, prefeitas, parlamentares, secretários estaduais e do judiciário baiano. Foi apresentado na sede da instituição, em Salvador, o novo Espaço UPB Mulheres Municipalistas Prefeita Rilza Valentim, além da entrega de três novos gabinetes, sistema multimídia para a sala de reuniões da entidade e um veículo BYD 0KM para apoio aos gestores municipais no deslocamento na capital baiana. Os investimentos somam mais de R$500 mil, com recursos próprios para ampliar a assistência aos municípios.

À frente da presidência da UPB, o prefeito de Andaraí Wilson Cardoso, agradeceu a confiança dos gestores e exaltou o novo momento vivido pela entidade municipalista. “Aqui é uma união de verdade e nós entendemos que se estamos fazendo hoje essa entrega, é graças aos 417 prefeitos e prefeitas que estão associados aqui na UPB e que entendem muito bem o nosso papel”.

A líder da bancada baiana na Câmara, deputada federal Lídice da Mata, destacou os desafios enfrentados pelas mulheres na política, especialmente no exercício de cargos como prefeita e vice-prefeita. “É enfrentar barreiras todos os dias. Dificuldades, discriminação, a perseguição política, realidades que muitas mulheres enfrentam ao assumir posições de liderança. Cada mulher que chegou até aqui superou obstáculos profundos, pessoais e coletivos”, afirmou a deputada. “Quero parabenizar todas vocês e dizer que eu tenho um orgulho enorme desse meu prefeito, Wilson Cardoso tem uma sensibilidade extraordinária para identificar as necessidades e a solidariedade com as mulheres prefeitas”, afirmou.

A partir de agora as 61 prefeitas baianas terão um espaço físico de organização na UPB, uma sala que leva o nome da Prefeita Rilza Valentim, gestora de São Francisco do Conde que faleceu em 2014, durante o mandato. “Historicamente as mulheres tiveram que lutar muito pra ter um espaço de voz e de decisão”, destacou a diretora de Mulheres da entidade e prefeita de Ibicaraí, Monalisa Tavares, ao destacar que a UPB “está reconhecendo a importância do papel da mulher na colaboração e na contribuição das lutas municipalistas”. A diretora de Direitos Humanos, Cidadania e Igualdade Racial da UPB, Prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga, completou dizendo que as prefeitas compõem a diretoria “não apenas como número de cota”. “Wilson, você nos deu voz aqui na UPB, nos dá espaço e faz com que nós diretoras nos sintamos de fato diretoras que somos”, reforçou Eliana.

A primeira-dama do Estado e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia, Tatiana Veloso, exaltou o legado de Rilza Valentim no combate ao racismo e às igualdades por meio da educação, ao citar a implantação do campus da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), em São Francisco do Conde. Tatiana Veloso também saudou a iniciativa da UPB. “Sei exatamente a importância da UPB em conquistar um espaço importante para as mulheres no sentido do acolhimento, mas também do enfrentamento que nós temos ainda em relação ao machismo, em relação ainda à misoginia”.

O secretário de Relações Institucionais da Bahia, Adolpho Loyola ressaltou a homenagem da UPB à ex-prefeita Rilza Valentim por sua trajetória marcante no municipalismo baiano e na história do nosso estado. “Parabenizo toda a diretoria da UPB, na figura do presidente Wilson Cardoso, por já demonstrar, em apenas 45 dias, uma gestão diferenciada e comprometida com os municípios. E, de forma muito especial, celebro a justa homenagem à ex-prefeita Rilza Valentim, uma mulher negra que fez história na Bahia e no Partido dos Trabalhadores, deixando um legado inspirador para o municipalismo e para o nosso estado”.

O evento também marcou a entrega da sala da União das Controladorias Internas do Estado da Bahia (UCIB), que leva o nome do Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), Inaldo da Paixão, e tem por objetivo aproximar os municípios dos princípios do controle interno e da boa governança. O homenageado descerrou a placa da sala ao lado do presidente da UCIB, Maike Oliveira, da diretoria da entidade e da Promotora Rita Tourinho, e diretoria da UPB. Ao falar da homenagem, o presidente da UPB destacou o conselheiro como “defensor forte dos controles internos do estado da Bahia” e disse que a intenção é “fortalece a transparência, e assim a gente demonstra a importância do controle interno para o município”.–

Fonte: Ascom UPB
Foto: Douglas Ribeiro

Related posts

Candidaturas à Prefeitura de Catu 2024: um cenário de expectativas e incertezas

Fulvio Bahia

Polícia Civil finaliza Operação Estagnare com sete presos

Fulvio Bahia

Camaçari: abertas inscrições para 1ª Mostra da Assistência de Enfermagem

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais