BahiaMeio AmbientePrefeitura Municipal de SalvadorPreservação AmbientalSalvador

Disque Mata Atlântica: Prefeitura incentiva o plantio de árvores pelos cidadãos em Salvador

O plantio de árvores tem um papel fundamental na melhoria da qualidade de vida nas cidades, contribuindo para a redução da temperatura, a purificação do ar e o aumento das áreas verdes. Em Salvador, a população conta com o Disque Mata Atlântica, um canal direto para solicitar mudas e indicar locais para o plantio. A iniciativa é da Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis), e busca ampliar a arborização da capital baiana.

Qualquer cidadão pode participar do projeto solicitando mudas de árvores para plantio. Os pedidos podem ser feitos pelo WhatsApp (71) 99676-7934, pelo telefone do Fala Salvador, no número 156, ou pelo e-mail plantio@salvador.ba.gov.br.

O secretário da Secis, Ivan Euler, falou sobre a importância da iniciativa para a preservação ambiental e a participação ativa da população no processo. “A população tem a oportunidade de indicar locais que consideram adequados para o recebimento dessas árvores. Esse engajamento direto fortalece o sentimento de pertencimento. Ao participar do plantio, o morador não só contribui para o desenvolvimento da vegetação, mas também passa a acompanhar o crescimento da árvore que ajudou a plantar”, declarou.

Como funciona – A equipe responsável pelo Disque Mata Atlântica recebe as solicitações da população e realiza uma avaliação técnica dos locais indicados. Quando o plantio é viável, as mudas são incluídas na programação e o processo é realizado pela Prefeitura. Segundo o diretor-geral do Sistema de Áreas de Valor Ambiental e Cultural (Savam), João Resch, a iniciativa incentiva a população a se envolver com a arborização da cidade.

“Temos sido bastante procurados por pessoas que informam locais nas ruas e praças onde gostariam de ver novas árvores. Nossa equipe faz uma avaliação técnica e, quando o plantio é viável, incluímos o local na nossa lista e realizamos o plantio. Vemos essa modalidade de comunicação entre a Prefeitura de Salvador e o cidadão de forma muito positiva. Trabalhamos exclusivamente com espécies da Mata Atlântica, como aroeira, ipês (roxo, branco e amarelo), pau-ferro, sibipiruna, entre outras. Diariamente, recebemos solicitações e sugestões por e-mail e WhatsApp, com indicações de áreas para o plantio”, disse Resch.

Participação popular – Além de solicitar o plantio de árvores, os cidadãos também podem retirar mudas para plantá-las por conta própria. Esse foi o caso do representante comercial Marcus Vinícius Souza, de 40 anos, que mobilizou amigos para ampliar a arborização em diferentes pontos da cidade. “Eu conheci o Disque Mata Atlântica através do Instagram da Secis. Peguei várias mudas, muitas mesmo, e mobilizei vários amigos para me ajudarem. Esse projeto foi muito importante para nós, de verdade. Um dos lugares onde plantamos foi o estacionamento ao lado do Largo de Roma, na Praça Irmã Dulce”, contou.

“A maioria das árvores que plantamos ali veio do Disque Mata Atlântica. Além disso, também fiz várias solicitações indicando locais onde achava que o plantio de árvores seria possível. É um projeto excelente, muito útil, e que deveria ser ainda mais divulgado para atender mais pontos da cidade. Vamos tornar nossa cidade cada vez mais verde”, relatou Souza.

Fonte: Secom PMS
Foto: Bruno Concha

Related posts

Agricultura familiar mostra robustez com produtos e logística na Super Bahia 2023

Fulvio Bahia

Governo do Estado promove ato de abertura da Caravana de Direitos Humanos em Feira de Santana

Fulvio Bahia

Pedrão Abib recebe Paulinho do Reco na Roda de Samba Autoral

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais