CinemaCulturaMulher

Documentário “As Marisqueiras de Plataforma” estreia neste sábado, no YouTube

Neste sábado (28), estreia no canal Histórias em Fluxo, no YouTube, o documentário “As Marisqueiras de Plataforma”, que retrata a vida das mulheres marisqueiras do bairro de Plataforma, localizado no Subúrbio Ferroviário de Salvador.

Dirigido pelo historiador e cineasta Raphael Paranhos, o filme oferece uma imersão nas tradições e na luta diária dessas trabalhadoras. Paranhos, que já dirigiu o documentário “Narrativas da Maré”, sobre os pescadores de Praia Grande, onde nasceu, percebeu durante as gravações anteriores a ausência das mulheres marisqueiras em suas entrevistas. Inspirado por essa lacuna e após conversar com a produtora Suane Lima, ele decidiu dar voz às marisqueiras e explorar suas histórias e sua relação com o mar.

O diretor conta que sua observação começou durante o período em que lecionava numa escola pública do bairro de Plataforma. “Todos os dias, ao ir de trem para o trabalho, via as marisqueiras ocupando a praia. A presença dessas mulheres na cultura do subúrbio é fundamental, não apenas pela força e resiliência, mas também pela importância econômica e cultural que trazem para a comunidade”, afirma Raphael.

Com montagem, edição e finalização assinadas por Deniere Rocha, “As Marisqueiras de Plataforma” é uma celebração da determinação dessas mulheres, além de destacar o papel delas na preservação das tradições culturais e ambientais da região.

Para assistir ao documentário e conferir a ficha técnica completa, acesse o canal Histórias em Fluxo no YouTube clicando aqui.

Fonte / Foto: Assessoria de Imprensa

Related posts

CBD ajuda a aliviar sintomas relacionados à menstruação

Fulvio Bahia

TV Brasil estreia nova série infantil sobre literatura brasileira

Fulvio Bahia

5ª edição da Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mahomed Bamba (MIMB) começa nesta quarta (17)

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais