CinemaCultura

Documentário “Doutor Araguaia” será exibido em Salvador e resgata a memória da resistência à ditadura

No próximo dia 14 de abril, às 18h, Salvador recebe a exibição do documentário “Doutor Araguaia”, no Cine Clube Glauber Rocha. A sessão, promovida pelo Grupo Tortura Nunca Mais – Bahia e pela Fundação Maurício Grabois – Bahia, é um convite à reflexão sobre a luta pela democracia e os horrores da ditadura militar no Brasil.

A produção retrata a trajetória de João Carlos Haas Sobrinho, jovem médico gaúcho que, movido pelo compromisso com a justiça social, uniu-se ao PCdoB e às Forças Guerrilheiras do Araguaia. Como profissional de saúde, prestou atendimento a camponeses das regiões de Porto Franco (MA) e Xambioá (TO), tornando-se uma figura admirada pela população local. Perseguido pelo regime militar, foi assassinado pelo Exército em setembro de 1972. Até hoje, seus restos mortais nunca foram entregues à família.

Foto: Divulgação

Dirigido por Edson Cabral e com roteiro de Sônia Haas, irmã do protagonista, o documentário é uma realização independente da TG Economia Criativa, com gravações em diversos estados do país e depoimentos de ex-guerrilheiros, camponeses, amigos e estudiosos. São 90 minutos de narrativa intensa, com cinco músicas inéditas e cerca de 50 entrevistas, costurando o legado de um homem que dedicou sua vida à causa do povo.

“Fomos aos lugares onde ele morou, falamos com as pessoas que foram pacientes dele, tivemos muitos encontros interessantes que simbolizaram reencontrar o João Carlos”, conta Sônia Haas

O projeto foi viabilizado por meio da Lei Paulo Gustavo e já percorreu diversas cidades brasileiras, recebendo forte acolhida do público. Agora, chega a Salvador para seguir cumprindo seu papel: resgatar a memória, reafirmar a luta e impedir que os crimes da ditadura sejam esquecidos.

“Eu enxergo essa minha busca pelo João Carlos, pela história dele e pelo resgate de sua dignidade, como uma missão. Então, lançar esse documentário é parte dessa missão, uma parte muito importante, simbólica, que vai registrar toda a caminhada dele”, conclui a irmã do Dr. Araguaia.

Serviço:
Exibição do documentário “Doutor Araguaia”
Data: 14 de abril de 2025 (segunda-feira)
Horário: 18h
Local: Cine Clube Glauber Rocha, Salvador – BA
Entrada franca – convites disponíveis via Sympla

Fonte: Assessoria de Imprensa
Imagens: Divulgação

Related posts

Festival Teatro Preto celebra ancestralidade e inclusão para jovens e crianças em Salvador

Fulvio Bahia

João Gomes faz show em vereda/Ba

Fulvio Bahia

Compras para ceia da Semana Santa já começam a movimentar feiras e mercados municipais

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais