ArteCinemaCultura

Documentário sobre o que foi o maior porto do Brasil e do Atlântico Sul está em cartaz até o dia 18: veja onde assistir

Com distribuição da Santa Luzia Filmes, documentário pode ser assistido nas salas de cinema de São Paulo, Salvador, Ribeirão Preto/SP, Palmas/TO e Paulista/PE

“Porto de Origem”, documentário do cineasta baiano-francês Bernard Attal que retrata a história do antigo “Porto do Brasil”, continua em cartaz para sua segunda semana de exibição, em cinco cidades do país. De 12 a 18 de dezembro, o longa pode ser assistido em salas de cinema de Salvador, São Paulo, Ribeirão Preto/SP, Palmas/TO e Paulista/PE.

A obra cinematográfica traz uma investigação sobre o Comércio, bairro que abriga o Porto de Salvador, mas se tornou quase uma “cidade abandonada” na capital baiana. Uma ode à valorização do patrimônio histórico da cidade, o longa busca retratar a dicotomia entre o declínio do presente em relação a um passado de brilho e as possibilidades do futuro, a partir de uma sensibilização sobre a importância histórica do local.

A inspiração do cineasta para o documentário se deu após o encontro de arquivos legados por sua avó francesa, de um velho título de investimento no Porto de Salvador, incentivando-o a buscar os segredos da região portuária. No longa, o cineasta observa os traços da história do local, sua arquitetura esplêndida, suas obras de arte, seus negócios tradicionais, suas empresas e a coragem de uma população eclética. 

“Porto de Origem” está em exibição nos cinemas Cinesystem Frei Caneca, São Paulo; Saladearte Cinema do Museu, Saladearte CineMAM, Cine Glauber Rocha, Salvador; Casa Belas Artes de Cinema, Ribeirão Preto/SP; Fundação Cultural, Palmas/TO; Cinesystem North Way Shopping, Paulista/PE.

Confira o trailer do filme – https://www.youtube.com/watch?v=AAsgbTGtkY0.

SINOPSE

Diretor Bernard Attal descobre nos seus arquivos pessoais um velho título de investimento no Porto de Salvador, incentivando-o a buscar os segredos do antigo “Porto do Brasil”. Passeando no bairro portuário, ele observa os traços da sua história, as atividades vibrantes e uma população diversa. Neste universo rico, o conflito é latente entre um declínio angustiante e um futuro promissor, porém incerto.

FICHA TÉCNICA

Roteiro e Direção: Bernard Attal
Produção: Gel Santana
Fotografia: Hamilton Oliveira
Montagem: Marcos Lé
Computação Gráfica: Guillaume Roignant
Música: Silvain Vanot
Desenho do som: Haydson Oliveira e Eduardo Ayrosa

SERVIÇO
Filme “Porto de Origem”
Produção e distribuição: Santa Luzia Filmes
Dias de exibição: 12 a 18 de dezembro

Confira as cidades e cinemas de exibição: São Paulo (Cinesystem Frei Caneca), Salvador (Saladearte Cinema do Museu, Saladearte CineMAM, Cine Glauber Rocha), Ribeirão Preto/SP (Casa Belas Artes de Cinema), Palmas/TO (Fundação Cultural) e Paulista/PE (Cinesystem North Way Shopping).

Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação

Related posts

Autora francesa fala sobre diversidade na literatura no Centro Cultural Solar Ferrão

Fulvio Bahia

21º Festival de Música da Rádio Educadora FM abre período de inscrições

Fulvio Bahia

TV Brasil renova sua grade a partir desta segunda-feira (4)

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais