A estreia da performance urbana músico teatral “Dois do Sete”, uma odisseia de Iaiá e Ioiô, realizada pela TV Pelourinho e pelo Olodum no dia 2 de Julho, no Pelourinho, foi um sucesso. Agora o espetáculo faz uma turnê pelo interior da Bahia através do projeto Bahia: Memórias de Lutas e Liberdade e será apresentado em nove cidades. Começou 04 de julho por Candeias. Em seguida vai para Camaçari, São Francisco do Conde, Salvador, na UNEB, pelo Programa + Infância, Itaparica, Jaguaripe, Valença, Cairú e Governador Mangabeira.
O texto de “Dois do Sete”, foi escrito em linguagem coloquial com inspiração no Cordel e em proximidade com o contemporâneo Rap, estabelecendo uma conexão direta com a plateia, assegurada pela presença de artistas consagrados da cena cultural baiana: Aloísio Meneses, do Cortejo Afro, Edivânia Carvalho, do Bando de Teatro Olodum, Caco Monteiro, do Circo Troca de Segredos, Lia Chaves, a blues woman baiana e Lyu Arisson, ex-integrante do Balé Folclórico da Bahia e atual diretor de produção da TV Pelourinho.
Compondo o elenco, jovens da periferia de Salvador assistidos pelos projetos sociais da TV Pelourinho e da Escola Olodum, alguns com experiência de palco e outros estreando como atores dançarinos.
Na trilha sonora, canções de Jorge Benjor, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Carlinhos Brown, interpretadas por Lia Chaves e Aloísio Menezes e pelo jovem multi-instrumentista e mais nova revelação da TV Pelourinho, Deco Menezes. Tudo embalado pela batida inconfundível do Olodum.
Na direção de arte a multitalentosa Daniele Abreu, paraense radicada em Salvador, que criou figurinos inspirados nos anos 80, com cores luminosas e cítricas, que conta ainda com talento do mineiro Victor Dzenk, vestindo com exclusividade a Marisqueira Maria Felipa.
Na direção, Luiz Salem, ator, autor e diretor de projeção nacional e atualmente responsável pelo setor criativo e artístico da TV Pelourinho, que conta com a colaboração de Rosa Douat, fundadora, ao lado de Amir Haddad, do Grupo Tá na Rua, que desenvolve um trabalho internacionalmente reconhecido de pesquisa e encenação urbana.
“Dois do Sete” – O espetáculo propõe uma reflexão sobre os fatos e acontecimentos que antecederam e sucederam a proclamação e conquista da independência do Brasil, destacando o protagonismo dos povos racializados, negro e indígena. “Dois do Sete” estabelece um paralelo pragmático entre o aclamado e o silenciado, a história que a história não conta, o avesso do mesmo lugar!
Exu, orixá da comunicação, é o griot da saga do escravizado Ioiô e de sua companheira, a alforriada Iaiá. Ioiô foi mandado para a guerra pelo senhor da casa grande. No percurso, do sertão à Pirajá, os dois encontram os heróis e heroínas da guerra da independência na Bahia e recebem inspiradoras dádivas: de Joana Angélica o dom da fé e empatia, de Maria Quitéria determinação e valentia, de Maria Felipa ancestral sabedoria e do Corneteiro Lopes perspicácia e ousadia.
Preceitos essenciais e fundamentais, régua e compasso, na formação da identidade baiana. Ao final do trajeto, celebrando a vitória do povo sobre a tirania de Portugal, Iaiá dá a luz a seu rebento, abençoado por Nosso Senhor do Bonfim, que presencial e solenemente anuncia o nascimento do Espírito Baiano, a Alma Brasileira, que traz em si a valentia, a resiliência, o axé e a fé de que dias melhores, sempre virão.
Criado coletivamente pelos voluntários da TV Pelourinho, inspirados pelo Projeto Querino, podcast do jornalista Tiago Rogero, do Instituto Ibirapitanga do Rio de Janeiro, “Dois do Sete” redimensiona a contribuição de negros, indígenas e caboclos, ressignificando a narrativa do fato histórico.
Dois do Sete é diversão e arte, entretenimento e educação, pra todas, todos todes! A celebração da coragem, da diversidade, do sagrado e profano do sincrético povo baiano.
Evoé! Axé!
Ficha técnica
Texto e Direção:
Luiz Salem
Elenco:
Laura Eme, Nana Nevez, Nanda Brasil, Rebeca Savanah, Andressa Batista, Pablo Ferreira, Patrick Portugal, Peu Zaki, Rafael Pixote e Tiago Verdelho
Participação Especial:
Lia Chaves, Aloisio Meneses, Caco Monteiro, Edvana Carvalho, Rosa Douat e Lyu Árisson
Escola Olodum:
Geraldo Marques, Jaime Nelson, Brenda Awiny, Eider Gomes Ferro, Thalia Batista, Vinicius Teles e Essência Lima
Músicos:
Deco Mendes e Jota Brasil
Direção de arte:
Danielle Abreu
Adereços:
Allyssa Anjos
Grafite:
Lean
Fotos:
Thesco
Produtor Executivo
Daniel Silva
Secretária de Produção
Juliana Chaves
Assistentes de Produção
Carão, Messias e Bia Chaves
Cozinheira
Zizi
Diretor-presidente da TV Pelourinho
Andre Luiz Actis
Realização – TV Pelourinho e Olodum
Fonte / Foto: Assessoria de Imprensa – Doris Pinheiro