Nos últimos anos, a UFBA tem conseguido elevar, de maneira global, a qualidade de seus 86 programas de pós-graduação. Alguns deles – nove, ao todo – encontram-se em patamar de maior excelência, avaliados com notas 6 e 7. Outros dez programas são recém-criados ou vivem desafios na tentativa de se consolidar, e por isso precisam de apoio para poder continuar desenvolvendo suas atividades e melhorando seu desempenho.
Embora estejam em situações opostas, esses dois grupos de programas têm necessidades especiais, às quais a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) tem procurado atender com duas ações complementares lançadas recentemente: o Núcleo de Apoio à Programas de Excelência, voltado a auxiliar gestores de programas de maior orçamento; e o Pró-Consolidar, que visa a contribuir para o aprimoramento dos padrões de excelência e eficiência na formação de alto nível.
O Núcleo de Apoio à Programas de Excelência, vinculado à Coordenação de Fomento da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da UFBA, foi inaugurado em agosto. A ação voltada a fortalecer programas de pós-graduação e projetos de pesquisa em rede com a participação da Universidade desenvolverá as suas atividades na Biblioteca Universitária de Saúde Prof. Álvaro Rubim de Pinho, no Canela.
“Estamos trabalhando ações específicas para programas que estão em diferentes situações. Em uma ponta estão os programas que são considerados de excelência, já consolidados, com notas 6 e 7, notas máximas na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)”, afirma o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Ronaldo Oliveira.
Os programas de pós-graduação que conquistam as notas máximas passam a ser responsáveis por gerenciar seus próprios recursos. Se por um lado isso representa mais autonomia para a gestão das ações, por outro, pode gerar uma sobrecarga de trabalho para os coordenadores(as) dos programas, que precisam lidar com as questões financeiras e administrativas, conforme explica o pró-reitor.
“O núcleo atuará para dar apoio contábil aos programas, orientar na prestação de contas, processos para aquisição de materiais e passagens para viagens, entre outros. O intuito disso é dar mais tempo livre para que coordenadores(as) possam se dedicar às atividades acadêmicas. Vamos apoiar também projetos dos Institutos Nacionais de Ciência de Tecnologia (INCTs) e programas de pesquisa e formação de pós-graduação em rede com a participação da UFBA”, ressalta o pró-reitor.
Atualmente, a UFBA conta com 9 programas de pós-graduação com notas máximas na Capes e 6 INCTs. Um dos programas de excelência da UFBA é o PPG-Filosofia (PPG-F), que alcançou a nota 6 na última avaliação quadrienal da Capes, divulgada no ano passado, referente ao período entre 2017 e 2020, tornando-se o único programa de excelência na área da Filosofia fora do eixo sul-sudeste. Com a avaliação, o programa passa a receber um volume maior de recursos para o custeio de itens como passagens e diárias para a participação de docentes em bancas, viagens de estudantes para eventos nacionais e internacionais, tradução de textos e publicação de trabalhos acadêmicos.
De acordo com o coordenador do PPG-F, Marco Aurélio Silva, o programa tinha um orçamento anual no valor de R$ 35 mil para itens de custeio, quando avaliado com a nota 5. Com a nota de excelência atingida na recente avaliação, esse valor salta para R$ 99 mil. Ele explica que esses recursos passam ser administrados diretamente pelo coordenador do curso, através do Programa de Excelência Acadêmica (Proex) da Capes. Essa é uma mudança significativa na forma de gestão do programa, que até então realizava o gerenciamento de seus recursos através do Programa de Apoio à Pós-Graduação (Proap), encaminhando todas as suas demandas administrativas através da pró-reitoria. Diante disso, o coordenador considera que o núcleo de apoio desempenhará uma contribuição fundamental para a gestão dos programas.
Quando um programa ingressa no patamar de maior excelência, ficam sob a responsabilidade de seu coordenador demandas como a implementação de bolsas de estudos e todo o processo de prestação de contas. “É um enorme desafio para o pesquisador que não tem experiência com administração e contabilidade”, afirma Marco Aurélio, que avalia que recursos obtidos e o apoio do núcleo criado pela PRPPG serão fundamentais para manter a excelência do programa e almejar a nota 7 nas próximas avaliações.
Os serviços do núcleo de apoio podem ser acessados através de contato com a PRPPG ou em sua sede, na Biblioteca Universitária de Saúde, no Canela.
Apoio a programas novos e em consolidaçãoO Mestrado Profissional em Dança (Prodan), que teve o seu projeto contemplado pelo edital Pro-Consolidar, propõe objetivos e metas para qualificação do processo formativo dos estudantes e do corpo docente do programa e a valorização de suas produções, que incluem e-books e minidocumentários, entre outros formatos
No último mês de julho, a PRPPG divulgou o resultado do Programa de Apoio a Consolidação de Programas/Cursos de Pós−Graduação da UFBA (Pró−Consolidar). Foram aprovadas propostas de 10 Programas/Cursos de Pós-Graduação stricto sensu, acadêmico ou profissional, da UFBA que obtiveram nota 3 na avaliação quadrienal da Capes (2017-2020) ou são cursos recém-aprovados (Nota A) – que é o caso dos cursos de Psicologia, em Vitória da Conquista, e Ciência Política, em Salvador.
A iniciativa é voltada para apoiar o crescimento e a consolidação desses programas e cursos de pós-graduação e tem entre seus objetivos principais contribuir para o aprimoramento dos padrões de excelência e eficiência na formação de recursos humanos de alto nível nos referidos programas/cursos; incentivar ações de melhoria de desempenho nos critérios estabelecidos pela Capes para avaliação da pós-graduação e contribuir para o crescimento do conceito junto à entidade.
A cada projeto, será destinado o valor de até R$ 50 mil – sendo 50% desembolsados no ano de 2023, e os outros 50%, em 2024. Entre os itens financiáveis estão: materiais de consumo disponíveis em pregão eletrônico; publicação de teses, dissertações, monografias e livros, exclusivamente pela Edufba; page charges, reprints e aquisição de livros; serviços de terceiros; passagens e diárias, para trabalhos de campo ou para apresentação de trabalho em evento qualificado; passagens e diárias para consultores ad hoc para fins de orientações de(re)credenciamento e membro externo da autoavaliação; e equipamentos disponíveis em pregão eletrônico (máximo de 40% do valor do projeto).
O pró-reitor conta que todas as propostas apresentadas no edital Pró-Consolidar foram contempladas. Conforme destaca, quase todos os cursos da UFBA têm notas acima de 4 na Capes – 76 dos 86 cursos avaliados em 2020, restando apenas 8 cursos com a nota 3. “Estamos apoiando esses cursos, propondo estabelecer planos de metas e fazer ajustes necessários para elevar a nota nas próximas avaliações”.
A professora Beth Rangel, coordenadora do Mestrado Profissional em Dança (Prodan), que teve projeto contemplado pelo edital, conta que a iniciativa instigou o Programa a propor objetivos e metas, visando contribuir com a qualificação do processo formativo dos estudantes e do corpo docente do programa e a valorização de suas produções. Está sendo planejado um seminário de pesquisas com ciclos avaliativos, que deverá resultar numa publicação com artigos de docentes sobre pressupostos e abordagens didático-metodológicas trabalhadas no curso.
“O Edital Pró-Consolidar, da PRPPG, vem dar um aceno positivo, abrindo perspectivas diante da incerteza de política de fomento das pós-graduações profissionais. Precisamos celebrar e valorizar quando o edital acolhe tanto cursos de pós-graduações acadêmicas quanto de profissionais”, afirma a professora, que considera equivocada a afirmação de que programas de pós-graduação profissionais sejam prestadores de serviços ao mercado de trabalho. Ela destaca a relevância dessa modalidade de pós-graduação para qualificar não só profissionais como também seus campos de trabalho e contribuir com a sociedade. Assim, defende que as instâncias responsáveis e agências de fomento urgentemente alarguem o olhar para os objetivos e impactos dessa modalidade de formação stricto sensu.
A proposta do PPG-Dan apresenta entre os seus objetivos a realização de ciclos de autoavaliação, tendo como foco a reflexão de pressupostos teóricos e abordagens didático-metodológicas adotados nos componentes curriculares obrigatórios nos primeiros cinco anos de criação do curso, no período de 2019 a 2023, tendo como resultado um e-book com coletânea de artigos produzidos pelo corpo docente em parceria com discentes do programa. Além disso, serão publicados pela Edufba 4 outros e-books de produções técnico-tecnológicas (materiais didáticos) elaboradas por egressos do Prodan.
Considerando a natureza de programas profissionais, que incluem, além da produção textual, produções artísticas como finalização de curso, estão planejadas outras ações para lançamento de 15 minidocumentários de autoria de pessoas egressas do Prodan, com realização do Laboratório de Pesquisa Avançada do Corpo (Lapac) da Escola de Dança.
Tanto os e-books com os materiais didáticos quanto os minidocs serão disponibilizados aos contextos profissionais desses egressos e à sociedade em geral. Espera-se com isso maior aproximação e cooperação técnica com instituições profissionais, formais e não formais, no campo da dança e suas interfaces. Segundo a professora Beth Rangel, as iniciativas buscam valorizar as produções de docentes, discentes e egressos do Programa de Pós-Graduação, ampliar a relação entre o Prodan e os campos profissionais e qualificar o programa, contribuindo para a sua consolidação e crescimento.
Fonte: UFBA
Imagem: Divulgação