Ação SocialInclusão SocialPessoas com DeficiênciaPrefeitura Municipal de SalvadorSalvadorSaúdeSaúde Mental

“É uma ação que traz inclusão e nos mostra pertencimento da cidade” diz Ana Paula Matos em mais um dia do projeto ParaPraia

No último sábado (22), a vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, participou do encerramento da 10ª edição do Projeto ParaPraia – Esporte e Lazer Adaptado 2025, realizado na Praia de Ondina, em frente ao Instituto Bahiano de Reabilitação (IBR). O evento, que ofereceu banho de mar assistido gratuitamente para pessoas com deficiência e dificuldades de locomoção, reuniu cerca de 600 participantes e reafirmou o compromisso da Prefeitura de Salvador com a inclusão e o direito ao lazer.

Durante a cerimônia de encerramento, Ana Paula Matos destacou a importância da iniciativa para a cidade. “Estamos celebrando 10 anos deste projeto incrível, que proporciona momentos de alegria e integração à pessoas com deficiência e mobilidade reduzida a chance de sentir o mar, o sol e a energia da nossa cidade. Para muitos que vivem em home care ou enfrentam barreiras de acesso no dia a dia, o Parapraia representa inclusão, liberdade e pertencimento de Salvador, que é essa terra tão linda e acolhedora.”

Criado em 2014, o Projeto ParaPraia se consolidou como referência nacional na promoção do esporte e do lazer adaptado,com mais de três mil atendimentos. A edição de 2025 é viabilizada pelo Viva Esporte, programa da Prefeitura que, por meio de incentivos fiscais, apoia ações que promovem políticas públicas de esportes e lazer na comunidade. O evento conta com a parceria da Unifacs.

O secretário da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer – Sempre, Júnior Magalhães, destacou que o projeto vai além do banho de mar assistido. “O Para Praia é um projeto que nos causa grande felicidade devido à sua vocação para a inclusão. A gente consegue reunir aqui profissionais e voluntários, pessoas extremamente dedicadas a fazer o bem ao outro. Eles estão aqui reunidos com o único objetivo de fazer com que as pessoas que tem mobilidade reduzida, possam desfrutar desse espaço da cidade, com toda a segurança, fazendo dessa experiencia a mais especial possível para os assistidos”.

Também participaram da ação a secretária de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude, Fernanda Lordelo e o titular da Secis, Ivan Euller. O encerramento da 10ª edição do Projeto ParaPraia ocorre em meio a uma série de ações programadas para fevereiro, que visam ampliar o acesso ao esporte e ao lazer para todos. A Prefeitura reafirma, assim, seu compromisso com a construção de uma cidade mais inclusiva e acolhedora para seus cidadãos.

Fonte: Classe Política
Foto: Divulgação

Related posts

Quatro autores brasileiros para conhecer na Flipelô

Fulvio Bahia

Campanha de conscientização sobre retinoblastoma começa hoje

Fulvio Bahia

“Cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar da saúde física”, diz Ireuda Silva no Setembro Amarelo

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais