No último sábado (22), a vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, participou do encerramento da 10ª edição do Projeto ParaPraia – Esporte e Lazer Adaptado 2025, realizado na Praia de Ondina, em frente ao Instituto Bahiano de Reabilitação (IBR). O evento, que ofereceu banho de mar assistido gratuitamente para pessoas com deficiência e dificuldades de locomoção, reuniu cerca de 600 participantes e reafirmou o compromisso da Prefeitura de Salvador com a inclusão e o direito ao lazer.
Durante a cerimônia de encerramento, Ana Paula Matos destacou a importância da iniciativa para a cidade. “Estamos celebrando 10 anos deste projeto incrível, que proporciona momentos de alegria e integração à pessoas com deficiência e mobilidade reduzida a chance de sentir o mar, o sol e a energia da nossa cidade. Para muitos que vivem em home care ou enfrentam barreiras de acesso no dia a dia, o Parapraia representa inclusão, liberdade e pertencimento de Salvador, que é essa terra tão linda e acolhedora.”
Criado em 2014, o Projeto ParaPraia se consolidou como referência nacional na promoção do esporte e do lazer adaptado,com mais de três mil atendimentos. A edição de 2025 é viabilizada pelo Viva Esporte, programa da Prefeitura que, por meio de incentivos fiscais, apoia ações que promovem políticas públicas de esportes e lazer na comunidade. O evento conta com a parceria da Unifacs.
O secretário da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer – Sempre, Júnior Magalhães, destacou que o projeto vai além do banho de mar assistido. “O Para Praia é um projeto que nos causa grande felicidade devido à sua vocação para a inclusão. A gente consegue reunir aqui profissionais e voluntários, pessoas extremamente dedicadas a fazer o bem ao outro. Eles estão aqui reunidos com o único objetivo de fazer com que as pessoas que tem mobilidade reduzida, possam desfrutar desse espaço da cidade, com toda a segurança, fazendo dessa experiencia a mais especial possível para os assistidos”.
Também participaram da ação a secretária de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude, Fernanda Lordelo e o titular da Secis, Ivan Euller. O encerramento da 10ª edição do Projeto ParaPraia ocorre em meio a uma série de ações programadas para fevereiro, que visam ampliar o acesso ao esporte e ao lazer para todos. A Prefeitura reafirma, assim, seu compromisso com a construção de uma cidade mais inclusiva e acolhedora para seus cidadãos.
Fonte: Classe Política
Foto: Divulgação