BahiaEducaçãoGoverno do Estado

Edição extraordinária da Conferência de Educação da Bahia será lançada nesta terça-feira (15)

O Fórum Estadual de Educação da Bahia (FEE-BA), em parceria com a Secretaria da Educação do Estado (SEC), lança nesta terça-feira (15), a edição extraordinária da Conferência de Educação da Bahia 2023 (Coeed BA 2023). Com o tema ‘Plano Nacional de Educação 2024- 2034: Política de Estado, Direito à Educação, Diversidade e Justiça Socioambiental na Terra da Liberdade’, encontro híbrido ocorrerá das 9h30min às 12h, no auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, e pelo canal do IAT no Youtube.

Para o Lançamento, está programada a ‘Conferência Livre de Abertura’ sobre o ‘Conaee Extraordinária e o PNE 2024-2034’, a ser proferida pelo professor Heleno Araújo, presidente de Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e coordenador do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), além de homenagens (Menções Honrosas) para Gilvânia Nascimento, coordenadora da UNCME Bahia; Osvaldo Barreto, ex-secretário da Educação do Estado da Bahia; Iracema Lima dos Santos do Fórum de Educação do Campo; Celi Nelza Z. Taffarel, da ANFOPE e da Educação Movimento Sem Terra (MST).

O movimento de conferências extraordinárias e audiências públicas municipais, estaduais e nacional de Educação tem o objetivo de monitorar os Planos de Educação atuais: PNE/PEE-BA/PMEs, e de servir como base, em um diagnóstico profundo e debate amplo, para elaborar um novo Plano Nacional de Educação, que dialogue ainda mais com as necessidades e que seja forjado nos entendimentos entre trabalhadores da educação, dirigentes educacionais e sociedade civil e política.

O coordenador do FEE-BA, João Danilo Batista, que também é conselheiro e presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Estadual de Educação, esclarece que o movimento caminha na direção da formulação de um Plano de Estado para a educação brasileira, com vigência para a década de 2024 a 2034. “Desta forma, visa à garantia do direito e à qualidade de educação para todos/as, da creche à pós-graduação, assim como questões atinentes à valorização dos trabalhadores da educação, atenção à diversidade, ao desenvolvimento e justiça socioambiental e ainda questões atinentes à gestão democrática e ao financiamento da educação”, disse o coordenador, ressaltando que o Fórum, organismo do estado baiano com relevante significado social e político, possui este papel de monitorar o Plano Decenal de Educação, de forma contínua e com avaliações periódicas, garantindo direito de todos a uma educação pública de qualidade.

Também estarão presentes no lançamento a vice-coordenadora do FEE-BA, Alessandra Assis; a secretária estadual da pasta, Adélia Pinheiro; a deputada estadual Olívia Santana, presidente da Comissão de Educação da ALBA; o presidente do Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE-BA), Paulo Gabriel Nacif; a reitora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Adriana Marmori, representando as Universidades Estaduais da Bahia (UEBAs); a reitora do Instituto Federal da Bahia (IFBA), Luzia Mota, representando o CONIF; o reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Paulo Miguez, representando a ANDIFES; o presidente da UNDIME Bahia, Anderson Passos; Glauber Natividade da Rede de Fóruns Municipais; o coordenador da APLB, Rui Oliveira; Marlene Oliveira, representando o Fórum de EJA-BA e os movimentos sociais; o diretor do IAT, Iuri Rubim; e Vitor Queiroz, representando a UBES e os estudantes.

A Coeed BA 2023

A Conferência de Educação da Bahia 2023 ocorrerá em duas etapas: uma on-line e com caráter formativo, nos dias 20 e 21 de outubro, transmitida pelo canal da TV Undime, no Youtube; e outra presencial e deliberativa, nos dias 04 e 05 de dezembro de 2023, em Salvador. Este encontro estadual é preparatório e deliberativo para a Conferência Nacional Extraordinária da Educação de 2024, que ocorrerá de 28 a 31 de janeiro de 2024, em Brasília.

A expectativa é de receber 1.200 delegados e 1.400 participantes na Coeed BA 2023 – Extraordinária. Na 4ª Conferência de Educação da Bahia de 2022, estiveram presentes delegados de 397 dos 417 municípios da Bahia, que realizaram, como desdobramento, 397 Conferências Municipais e mais de 300 Audiências Públicas de monitoramento do Plano Municipal de Educação.

Fonte: Ascom/Conselho de Educação
Foto: Divulgação Conselho de Educação

Related posts

Dois idosos são salvos pelo transporte aeromédico do Graer para a capital Baiana

Fulvio Bahia

Prefeitura de Salvador promove mutirão social para atendimento de cadastros do Bolsa Família com bloqueio

Fulvio Bahia

Projetos sociais revelam novos talentos do boxe e aproximam juventude baiana da prática esportiva

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais