A Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos, publicou na última segunda-feira (10), o edital do CONCURSO DE DECORAÇÃO DE FACHADAS NAS COMEMORAÇÕES DO DOIS DE JULHO – 2024. O certame tem o objetivo de avaliar e premiar as fachadas de imóveis situadas no trajeto do Cortejo Cívico do Dois de Julho, de acordo com os critérios estabelecidos no regulamento.
A participação no concurso se dará independentemente de inscrição prévia. Serão concorrentes as fachadas dos imóveis situados no trecho do Cortejo do Dois de Julho, compreendido entre o Largo da Lapinha e o Terreiro de Jesus. Para concorrer, os interessados devem ornar as fachadas das residências conforme o tema do Cortejo do Dois de Julho nos seus aspectos históricos e cívicos e em consonância com o tema do ano de 2024: “Dois de Julho: Povo Independente”.
A fachada será escolhida por Comissão Julgadora, convidada e nomeada pela FGM e formada por 03 (três) membros: um representante da FGM, um representante do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural e um representante da Sociedade Civil. A banca analisará os seguintes critérios: ATENDIMENTO À TEMÁTICA CÍVICA; PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO EDIFICADO; CRIATIVIDADE E ORIGINALIDADE; UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS QUE DIALOGUEM COM A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL.
Durante o cortejo, a equipe da FGM realizará fotografias das fachadas decoradas, a fim de servir de instrumento testemunhal. A(o) proprietária(o) do imóvel vencedor (a) do concurso receberá como premiação uma placa decorativa a ser instalada na residência, condecorando o local como Vencedor do Concurso de Fachadas do Dois de Julho 2024. Serão qualificadas até 3 (três) fachadas suplentes, por ordem de classificação, que poderão receber a premiação no caso de impedimento da(o) selecionada(o).
O julgamento ocorrerá durante o Cortejo Cívico e o resultado será divulgado em até dez dias após o cortejo, sendo publicado no Diário Oficial do Município e no site da FGM.
Para mais informações, acesse: fgm.salvador.ba.gov.br
Fonte: FGM
Foto: Tonny Bittencourt