Política

Eleição da UPB: consenso prevalece e chapa única será aclamada com posse no dia 31 de março

Wilson Cardoso, prefeito de Andaraí, encabeça a chapa homologada na manhã desta terça (18) que comandará a entidade no biênio 2025/2026

União de Verdade, chapa encabeçada pelo prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso (PSB), foi a única registrada para eleição da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da União dos Municípios da Bahia (UPB). A homologação, que teve a participação do atual presidente da instituição, Quinho Tigre, ocorreu na manhã desta terça-feira (18), pela comissão eleitoral da entidade municipalista. Na oportunidade, foi anunciada a extinção do pleito, conduzindo a única chapa inscrita para aclamação e posse, que vai ocorrer em assembleia geral convocada para o dia 31 de março.

Para o atual presidente da UPB, Quinho Tigre, a entidade municipalista baiana sai ainda mais forte. O gestor listou as conquistas dos últimos anos e pregou a unidade para que os municípios baianos continuem avançando. “Só tenho motivo para agradecer e a avaliação é extremamente positiva. A UPB é, sem dúvida nenhuma, a instituição que tem a maior capacidade de mobilização dos municípios do estado da Bahia”, reforçou. 

“Vamos trabalhar forte para melhorar a vida daqueles que estão no interior da Bahia. Sabemos que os desafios são enormes, mas nós só temos uma bandeira, que é a do municipalismo. Vamos lutar, especialmente para aqueles pequenos municípios que mais precisam do olhar do governo estadual e federal”, resumiu o prefeito de Andaraí e presidente da chapa União de Verdade, Wilson Cardoso. O gestor também reforçou que a principal bandeira da UPB no seu mandato será a PEC 66, do Refis Previdenciário. “Não é justo que os municípios sejam taxados como a iniciativa privada”, enfatizou.

A prefeita de Taperoá e vice-presidente da chapa União de Verdade, Kitty Guimarães, chamou a atenção para a força da mulher em posição de liderança evidenciada nesta chapa, composta por quatro mulheres. “Como Wilson [Cardoso] falou, é uma caminhada e construção de vida. Estamos avançando, mas precisamos avançar muito mais. Esse pleito [eleições 2024] foi muito disputado, mas fomos à luta. Tanto que nós éramos 54 e fomos para 60 prefeitas na Bahia”, disse

A chapa, encabeçada pelo prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso, possui outros 16 nomes, sendo seis da diretoria executiva e 10 membros do conselho fiscal, entre titulares e suplentes. Como vice-presidente institucional, a chapa apresenta o prefeito de Medeiros Neto, Beto Pinto (MDB), já a vice-presidente administrativa é a prefeita de Taperoá, Kitty Guimarães (Avante), reforçando a representatividade feminina da chapa que traz outras três mulheres no conselho fiscal. A diretoria executiva tem ainda os seguintes nomes: Danillo Sales (PCdoB) como 1º secretário; Vitor do Posto (MDB) de Santanópolis como 2º secretário; Arnaldo Oliveira (PSB) de Caém como 1º tesoureiro e Regis Aragão (PP) de Ituberá que é 2º tesoureiro.

Sobre o gestor

Wilson Paes Cardoso é o prefeito reeleito e está em seu quarto mandato no município de Andaraí, na Chapada Diamantina. Wilson Cardoso tem 73 anos, é também empresário e pecuarista, foi presidente da Federação dos Consórcios Públicos da Bahia (FECBahia) entre os anos de 2020 a 2022. Durante seu mandato à frente da federação, ele liderou importantes avanços, incluindo a aprovação da Lei 14.488/2022, que instituiu o Programa Consórcios Públicos Municipais da Bahia. Em 2023, Wilson foi eleito vice-presidente administrativo da União dos Municípios da Bahia (UPB), compondo a diretoria executiva da instituição. Desde o mês de outubro, Cardoso vem recebendo o apoio significativo de prefeitos a sua candidatura para presidência da UPB, tendo outros oito candidatos declinando da disputa para apoiá-lo. Com o registro de chapa única União de Verdade, ele será eleito por aclamação para assumir a presidência da entidade no biênio 2025/2026.

Fonte / Foto: UPB

Related posts

Lídice apresenta projeto de lei federal para garantir segurança de entregadores e usuários de aplicativo

Fulvio Bahia

Câmara dos Deputados vai debater regulamentação da cannabis e cânhamo

Fulvio Bahia

“Banalizar a violência contra a mulher pode significar sentença de morte”, diz Ireuda Silva

admin

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais