Eleições 2024PolíticaTribunal Superior Eleitoral

Eleições 2024: a página do Portal do TSE que todo eleitor precisa conhecer

Justiça Eleitoral reúne informações importantes sobre calendário, consultas eleitorais e combate à desinformação

As informações sobre as Eleições Municipais de 2024 foram reunidas no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em uma página totalmente dedicada ao pleito. A seção “Eleições 2024” traz links para o Portal da Justiça Eleitoral (JE), o calendário eleitoral, normas e documentações, denúncia de desinformação, segurança do processo eleitoral, consulta ao local de votação, entre outros.

Aplicativos

Os apps da Justiça Eleitoral são gratuitos e estão disponíveis nas principais lojas de aplicativos para smartphones e tablets. Eles podem ser usados antes e durante as eleições e ajudam a dar mais transparência a todo o processo eleitoral.

Confira algumas aplicações disponíveis na página “Eleições 2024”:

  • Pardal;
  • e-Título;
  • Boletim na mão;
  • Resultados;
  • Mesários.

Locais de votação

A eleitora ou o eleitor que quiser consultar o número do título ou o local de votação conta com a seção de serviços eleitorais da página.

Pelo link fornecido para consulta do título, basta informar o nome completo da eleitora ou do eleitor, a data de nascimento e o nome da mãe. Já para consultar o local de votação, informe o nome completo ou o número de CPF ou do título, a data de nascimento e o nome da mãe.

Caso você precise de atendimento remoto para tirar o título, consultar a situação eleitoral, atualizar dados, imprimir o título, entre outros serviços, acesse o Autoatendimento ao Eleitor.

Demais informações estão disponíveis em Título Eleitoral.

Matérias de serviço

Se liga! Neste espaço, estão reunidas matérias de serviço em que o TSE responde a dúvidas de eleitoras e eleitores sobre temas diversos que envolvem as Eleições 2024. Confira.

Legislação

Acesse as matérias produzidas pela Secretaria de Comunicação e Multimídia do TSE que explicam os principais pontos das resoluções das Eleições 2024. Também é possível conferir as audiências públicas sobre as minutas das resoluções, bem como as normas e documentações referentes ao pleito.

Denúncia

Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (Siade) possibilita o envio, ao TSE e ao Ministério Público competente, conforme o caso, de notícias de atos ou fatos entendidos como irregulares no que se refere ao processo eleitoral.

Por meio do sistema, é possível registrar denúncias contra:

  • desinformação que atinge a Justiça Eleitoral;
  • desinformação que atinge candidato, candidata ou partido;
  • desinformação que atinge membros, servidores e colaboradores da JE;
  • ameaças e incitação à violência contra integrantes ou o patrimônio da JE;
  • grave perturbação do ambiente democrático;
  • recebimento de mensagem eleitoral não solicitada via WhatsApp;
  • propaganda irregular de candidato;
  • discurso violento no contexto das eleições;
  • violência política de gênero;
  • assédio eleitoral.

Segurança

Perdeu as notícias sobre os Testes Públicos de Segurança da Urna Eletrônica? Estão todas elencadas na página “Eleições 2024”. Matérias, dados e resultados estão disponíveis para que a eleitora ou o eleitor se atualize e possa colaborar com a democracia sem nenhum receio.

A segurança das urnas está a um clique daqueles que desejam conhecer os detalhes do equipamento que transformou o processo eleitoral brasileiro e entender por que a urna eletrônica é parte de uma forte engrenagem idealizada e desenvolvida para atender a realidade do Brasil e que vem evoluindo há mais de 27 anos.

Fato ou Boato

O combate à desinformação é prioridade da Justiça Eleitoral. Criada em 2020 para ampliar o esclarecimento de informações relacionadas ao processo eleitoral, a página Fato ou Boato fomenta a circulação de conteúdos verídicos e estimula a verificação por meio da divulgação de notícias checadas, recomendações e conteúdos educativos. Essa iniciativa integra o Programa Permanente do TSE de Enfrentamento à Desinformação.

Boletim na Mão

A eleitora ou o eleitor que quiser visualizar uma cópia digital dos Boletins de Urna em seu celular ou tablet, tem na página das Eleições 2024 o caminho para obter o app  Boletim na Mão. Por meio do aplicativo, é possível realizar a leitura da imagem (QRcode) contida no final do boletim impresso pela urna da seção eleitoral.

Fonte: TSE
Imagem: Divulgação

Related posts

‘A cor da pele ainda define as oportunidades e limita o futuro’, diz Ireuda Silva

Fulvio Bahia

17 anos da Lei Maria da Penha: conheça ações das Pretas por Salvador, para fortalecer a luta pelo fim da violência de gênero

Fulvio Bahia

ALBA vota sete projetos do Executivo e órgãos do estado

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais