BrasilMunicípios

Em Brasília, prefeita de Morro do Chapéu recebe prêmio de 1º lugar em gestão municipal na Bahia e 6º do país

A Prefeitura de Morro do Chapéu recebeu o prêmio de 1º lugar, entre as 417 cidades da Bahia, no Índice Governança Municipal (IGM), realizado desde 2016 pelo Conselho Federal de Administração (CFA). A prefeita Juliana Araújo esteve em Brasília na última sexta-feira (29) para o receber a premiação, que foi conquistada pelo segundo ano consecutivo pelo município.

Além disso, Morro do Chapéu ficou na 6ª posição nacional no grupo 3 do ranking, formado por cidades entre 20 mil e 50 mil habitantes. No ano passado, além de ter conquistado o 1º lugar na Bahia, o município ficou em 8º lugar no ranking nacional – ou seja, avançou duas posições na nova versão do levantamento.

Juliana Araújo destacou que o resultado reconhece o trabalho de toda a gestão. “Muitas pessoas dedicadas a Morro do Chapéu têm se empenhado para alcançar esse sucesso. Nos últimos quatro anos, por exemplo, construímos e reconstruímos mais de 30 escolas municipais. Foram mais de 42 quilômetros de ruas calçadas, resolvendo problemas históricos de infraestrutura. Hoje, mais de 80% da sede está pavimentada, além dos nossos distritos”, afirmou.

“Nada disso seria possível sem o trabalho incansável da nossa equipe. Em 2021, quando assumimos a gestão, arrumamos a casa e implantamos um novo modelo de governar, o que nos permitiu chegar a mais essa conquista. Tudo isso foi conquistado com o respeito às finanças públicas, cuidado bem do dinheiro do contribuinte de Morro do Chapéu e sabendo investir no que dá resultado. Por isso, esse reconhecimento. Quando você coloca as pessoas em primeiro lugar e entende que a missão é cuidar delas, isso acontece”, completou.

O IGM/CFA chega aos mais de 5.500 municípios brasileiros e analisa três dimensões: finanças, gestão e desempenho. O ranking com as melhores performances é formado por oito grupos com cinco municípios em cada, separados de acordo com o número de habitantes e o Produto Interno Bruto (PIB) da região. Os dados para a realização do índice são extraídos de diversas bases, como o IBGE e DataSus.

Este grupo tem mais de 500 municípios brasileiros. A cidade conquistou índice geral de 7,32. Entre os indicadores, recebeu nota 7,61 em desempenho, 7,42 em finanças e 6,94 em gestão.

Fonte / Foto: Ascom PMMC

Related posts

MST contra LGBTI+fobia: assembleia aponta perspectivas da luta contra as violências e por direitos 

Fulvio Bahia

Aquecimento do oceano impacta distribuição de corais e ameaça espécies exclusivas da costa brasileira

Fulvio Bahia

Feira de Santana: Inscrição para processo seletivo do SAMU segue até domingo (16)

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais