BahiaGoverno do EstadoInvestimentosTecnologia

Em encontro com lideranças empresariais na Espanha, Jerônimo defende uso da tecnologia para o desenvolvimento social

O governador Jerônimo Rodrigues se reuniu, na manhã da última terça-feira (27), com as principais lideranças políticas e empresariais da delegação brasileira que participa do Mobile World Congress (MWC), em Barcelona, na Espanha. Diante de dezenas de empresários e representantes de organizações, o chefe do executivo baiano destacou a importância do uso da tecnologia como ferramenta de desenvolvimento humano e de promoção de avanços em áreas como a educação.

“Precisamos ter o olho bastante aguçado com a educação, que as escolas passem a dominar o uso da tecnologia. Precisamos fazer com que a tecnologia seja um facilitador para o desenvolvimento humano”, afirmou Jerônimo Rodrigues.

Além da temática levantada pelo governador, o encontro tratou do desafio da universalização do acesso à internet, principalmente na zona rural e interior dos estados. O incentivo à competitividade no setor de telecomunicações brasileiro, que pode se refletir em melhor qualidade dos serviços dessa área para a população, também foi discutido entre os participantes.

Também participaram da reunião, junto à comitiva baiana, o ministro das Comunicações do Brasil, Juscelino Filho; o presidente da Anatel, Carlos Baigorri; senadores e deputados federais brasileiros, bem como diversas lideranças de organizações e empresários do setor.

“Cabe a nós buscar dar os encaminhamentos possíveis sobre todos esses temas. Os desafios estão postos, e o objetivo maior é chegarmos à universalização e, para isso, é importante o papel de todos envolvidos aqui”, pontuou o ministro Juscelino Filho.

A Softex, uma das promotoras do evento, é uma organização social civil de interesse público (Oscip) que atua em prol do fomento da transformação digital brasileira, promovendo e executando iniciativas no âmbito nacional e internacional nas áreas de tecnologia e inovação. Já a TelComp é uma organização de âmbito nacional, sem fins lucrativos, que representa mais de 75 empresas de telecomunicações.

Mobile World Congress

Após o encontro, o governador seguiu para o local onde acontece, também em Barcelona, o Mobile World Congress e cumpriu longa agenda fazendo um tour em estandes de iniciativas nacionais e internacionais. Com os grupos Telefonica e Starlink/Space X, Jerônimo participou de reuniões e foi apresentado aos projetos das empresas.

“Durantes esses encontros, dialogamos sobre a possibilidade de as empresas investirem na Bahia, mas também sobre tecnologias que a gente pode adquirir para diversas áreas, como educação, saúde, cultura, e como poderemos colher os benefícios dessas tecnologias”, destacou Jerônimo.

Além de inovações e programas voltados à conectividade de escolas e ferramentas para o ensino público, também foram expostas ao governador alternativas de ampliação do acesso à internet, inclusive em zonas rurais, com uso de satélites.

No último compromisso do dia, Jerônimo participou de cerimônia no estande brasileiro no MWC 2024. Chamado de “Brasil it+”, o espaço do Brasil reúne 21 startups nacionais com diferentes projetos tecnológicos.

Fonte: SECOM GOVBA
Foto: Eudes Benício

Related posts

Caso local de cólera em Salvador acende alerta para saúde pública

Fulvio Bahia

Policiais Militares recebem capacitação em Direitos Humanos para atuação em eventos populares na Bahia

Fulvio Bahia

Governo do Estado autoriza pagamento de recursos para Assistência e Desenvolvimento Social

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais