BahiaBrasilGoverno do EstadoHomenagem

Em Salvador, Jerônimo participa de ato em defesa da democracia que relembra ataques golpistas de 8 de janeiro

Evento contou com a participação de parlamentares, representantes de movimentos sociais e integrantes da Justiça  

Um ato em defesa da democracia e contra o golpe realizado no auditório Jornalista Jorge Calmon, na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), em Salvador, marcou esta segunda-feira, 8 de janeiro, data em que completa um ano dos ataques antidemocráticos e danos a prédios públicos em Brasília, capital federal. O governador Jerônimo Rodrigues participou do evento ao lado da primeira-dama e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), Tatiana Veloso, do vice-governador Geraldo Júnior e do presidente da Alba, Adolfo Menezes. Também participaram representantes de movimentos sociais, centrais sindicais, parlamentares, representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de integrantes do Ministério Público e Defensoria Pública.

“Nós tivemos em 1964 um golpe que feriu direito das pessoas à individualidade. Agora, em 2016, 2017, 2018 e, mais especialmente, no ano de 2022 a gente viu um forte ataque às instituições. Precisamos assegurar a história da democracia, porque é uma história jovem. O 8 de janeiro não é uma data para alimentar a discórdia ou a divergência entre dois lados de Brasil, pelo contrário. É a nossa resistência, numa casa como esta, da Assembleia Legislativa, junto com os movimentos sociais, entendendo o papel da Constituição e a sua aplicabilidade”, destacou Jerônimo.

Ainda nesta segunda-feira, o governador participa de um evento nacional com o mesmo propósito em Brasília às 15h, no Museu do Senado Federal. O ato ‘Democracia Inabalada’ irá contar com a presença do Presidente Lula e presidentes dos demais poderes.

Resistência

O evento ocorre um ano após os ataques do 8 de janeiro, em Brasília, que resultaram em danos em prédios públicos que foram vandalizados por cerca de 1,3 mil pessoas, a maioria ornamentada com símbolos em verde e amarelo. Elas foram presas acusadas de crimes, como tentativa de golpe de Estado – com alguns já condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Estas pessoas foram transportadas em ônibus de diversos lugares do Brasil rumo à capital federal, ultrapassaram cordões de isolamento e invadiram o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o STF. Para reafirmar o compromisso dos brasileiros com a democracia, a data passa a integrar o calendário de manifestações.

Para o presidente da Alba, é importante celebrar a ação rápida dos poderes, que conseguiu impedir a tentativa de golpe de estado. “A história agora está mostrando, com um ano apenas, como se deu. A gente poderia estar hoje sob um regime militar. Hoje, aqui nós estamos para celebrar a liberdade, a continuação da nossa jovem democracia. Graças a Deus, pela união dos poderes e, claro, a não concordância da maioria das Forças Armadas, nós não estamos hoje, vergonhosamente perante o mundo, sobre um regime de exceção. Essa data nunca pode ser esquecida e nenhum lugar é mais propício do que aqui, a casa do povo, para comemorarmos a vitória da liberdade, a vitória da democracia nessa data”, declarou Adolfo Menezes.

A presidente da Central Única dos Trabalhadores a Bahia (CUT-BA), Leninha Valente, chamou a atenção para a unidade de todo o movimento sindical e social do estado presentes no evento. “São quase uma centena de movimentos que assinaram a nota dessa convocatória de hoje. O movimento autônomo, organizados junto com os poderes, tem um poder extraordinário para dar sequência a essa pauta, a pauta da defesa da democracia, e isso nós não vamos abrir mão”, afirmou.

Fonte: SECOM GOVBA
Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Related posts

Ministério da Saúde anuncia R$ 55 milhões para prevenção e tratamento da hanseníase

Fulvio Bahia

Adoções por casais homoafetivos alcançam recorde no Brasil

Fulvio Bahia

Ação ostensiva da PM garante a segurança de baianos e turistas no circuito da Barra

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais