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Embasa retira mais de 100 fraudes na rede de água de Cabuçu e Acupe, no Recôncavo

Equipes da Embasa estiveram nas localidades de Acupe e Cabuçu, na região de Saubara, e retiraram mais de 100 ligações fraudulentas na rede distribuidora, entre violações na ligação, desvio de água antes do hidrômetro (by-pass) e ligações clandestinas, os chamados “gatos”. A ação de combate a irregularidades aconteceu no final de fevereiro para garantir o abastecimento regular de água no período do verão no litoral do Recôncavo.

Nestes casos, em que a fraude é comprovada durante a inspeção, a Embasa retira a irregularidade, notifica e multa o infrator. “Além dos danos, essas fraudes podem reduzir a pressão na rede, prejudicando o abastecimento de quem tem ligação regular e contas pagas”, destaca o gerente da Embasa em Candeias, Márcio Luedy.

Furto de água é classificado como crime contra o patrimônio, passível de multa e pena de um a quatro anos de prisão, conforme o artigo 155 do Código Penal. A população pode denunciar a ocorrência de furto de água ou de ligações clandestinas, sob anonimato, nos canais de atendimento: 0800 0555 195 ou Atendimento Virtual (site ou app).

MUTIRÃO DE VERÃO | Além do combate às infrações de furto de água na rede distribuidora, a Embasa realizou em fevereiro ações de atendimento itinerante nas localidades de Acupe e Cabuçu, em que os clientes puderam solicitar serviços como emissão de 2ª via de conta e informações sobre o consumo, entre solicitações, além de receber orientações sobre o uso racional da água e o descarte adequado de produtos oleaginosos e químicos.

Além disto, dentro das ações do Mutirão Verão, as equipes da empresa estiveram em campo para corrigir irregularidades em ligações, atualizar cadastro, incluindo mudanças tarifárias, substituir redes e ramais para prevenir fraudes e executar melhorias para reforçar o abastecimento de água no período de maior consumo no ano.

Para o gerente comercial da empresa na região, Eduardo Costa, essas iniciativas reforçam o compromisso da empresa em combater fraudes, reduzir perdas e promover um atendimento mais próximo e de qualidade para a população. “Para isso, a operação contou com a atuação integrada das equipes de cadastro comercial, de tratamento de inativas, de operação e manutenção de redes e do núcleo de assistência social, além do suporte da unidade móvel de atendimento, facilitando o acesso da comunidade aos serviços”, finalizou.

Fonte / Foto: Ascom Embasa

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