Câmara Municipal de SalvadorEsportePolítica

Emenda de Sílvio Humberto à LOM corrige incoerência do PLE nº 199/23

Projeto de incentivo ao esporte foi aprovado por unanimidade pela Câmara.

Durante a tramitação do Projeto de Lei do Executivo nº 199/23, que institui o Sistema Municipal de Esporte e Lazer – ESPORTE SALVADOR e garante recursos para o suporte financeiro de projetos desportivos, o vereador Sílvio Humberto (PSB) detectou uma incoerência na Lei Orgânica do Município (LOM). Aprovado pela Câmara na última quarta-feira (30), o projeto colidia com o Artigo 272 da LOM, que proíbe o Município de custear o esporte profissional.

Para resolver essa inconsistência, que passou despercebida inclusive pela Prefeitura, Sílvio Humberto apresentou uma emenda. Aprovada por unanimidade, a emenda altera o texto da LOM para: “O Município poderá custear, em casos específicos, o esporte profissional”.

“Foi um erro que a Prefeitura não notou, mas que felizmente corrigimos. Isso possibilitará o recebimento de bolsas por atletas profissionais. Nossa ação mostra que não fazemos oposição por oposição, mas que estamos atentos e vigilantes para garantir o melhor para a população”, disse Sílvio Humberto.

A prontidão do vereador foi elogiada por colegas, incluindo o presidente da Comissão de Constituição e Justiça, vereador Paulo Magalhães Júnior (União), e o presidente da Câmara, vereador Carlos Muniz (PSDB). Caso a divergência não fosse notada, o projeto inviabilizaria a participação com incentivos financeiros aos atletas mais carentes.

Uma outra emenda de Sílvio também foi aprovada, estabelecendo critérios étnico-raciais e de gênero para o número de vagas oferecidas nas ações de fomento ao esporte. O texto adicionado tem como base o Estatuto da Igualdade Racial e Combate à Intolerância Religiosa de Salvador, Lei nº 9.451/2019, do qual ele foi relator.

Fonte: ASCOM CMS
Foto: Arquivo Caderno Baiano

Related posts

Canoagem: Atletas iniciam período de treinamento de Slalom no RJ

Fulvio Bahia

ALBA: Executivo pretende implantar Programa Agente Jovem Ambiental na Bahia

Fulvio Bahia

Bruno Reis liberou alvará para Espigões do Buracão na surdina, denuncia deputado Robinson

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais