Empreendedores de Salvador participaram de uma qualificação gratuita para aprender a vender produtos por meio da Shopee. O curso, com duração de 2h, foi ministrado por uma equipe da Shopee, na última quinta-feira (11), no auditório do Serviço de Intermediação de Mão de Obra (Simm), no Comércio. As inscrições foram divulgadas nas redes sociais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec) e realizadas pelo Salvador Digital.
Durante a aula, os alunos tiveram acesso a um breve histórico da maior plataforma de e-commerce do sudeste asiático e uma das mais utilizadas no mundo, além das ferramentas que a plataforma oferece tanto para o consumidor como para o vendedor, informações detalhadas sobre a comissão e o passo a passo para vender por meio da ferramenta.
A atividade é fruto do programa Empreenda Salvador, promovido pela Semdec, com o intuito de oferecer ferramentas gratuitas para tornar os pequenos negócios cada vez mais sustentáveis e competitivos na capital baiana. A meta é promover avanço na economia, oferecendo aos empreendedores capacitações, formações e outras atividades.
“As pessoas conhecem melhor esse novo consumidor que compra on-line e também uma nova forma de interagir. A gente tem que abrir realmente as portas, porque existe uma inovação acontecendo, e esses empreendedores já começarem a pensar em uma nova forma de vender e de saber lidar com esse consumidor. É um avanço muito grande. E é nossa responsabilidade como entidade pública prover essa experiência para esses novos empreendedores”, afirma Maria Eduarda Lomanto, diretora do Trabalho e Empreendedorismo da Semdec, que deu as boas-vindas aos alunos.
O integrante do time de desenvolvimento de negócios da Shopee e instrutor da qualificação, Nelson Marinho, lembrou que a plataforma chegou ao Brasil em 2019 e, no início, eram vendidos apenas produtos de outros países. No ano seguinte, começaram a ser cadastrados os primeiros vendedores brasileiros na ferramenta.
“Então nós temos uma história relativamente curta, mas qualquer brasileiro conhece hoje a Shopee. Atualmente, a plataforma está em 48% dos dispositivos móveis dos brasileiros e foi o aplicativo mais baixado no último trimestre do ano passado. São dados legais, e o que a gente espera é que todo mundo tenha acesso à tecnologia e mude de vida através da tecnologia, seja vendendo algo ou comprando”, informou.
Cristina Araújo, 35 anos, produz bolsas de sisal e viu na qualificação uma oportunidade de ampliar as vendas. “Eu gostei muito da proposta e me inscrevi assim que soube, pois acho que vai ser um aprendizado muito bom. Eu trabalho com bolsas artesanais e as compras dependem muito da minha divulgação nas redes sociais e do boca a boca. Acho que a qualificação vai me ajudar a divulgar o produto na Shopee e aumentar o número de clientes. É um curso que ao mesmo tempo agrega conhecimento e oferece uma oportunidade de crescimento para nós pequenos empreendedores”, afirmou a empreendedora.
Compras em Salvador – Em 2023, a Shopee inaugurou um centro de distribuição na região metropolitana de Salvador, para levar mais agilidade na entrega dos pedidos dos usuários da região. A cidade figura entre as top dez cidades com mais lojistas cadastrados na empresa.
A plataforma já registra mais de 3 milhões de vendedores brasileiros cadastrados, e a Bahia está em primeiro lugar no ranking de estados do Nordeste em número de vendedores. Entre os itens mais comprados pelos consumidores da capital baiana estão minimáquina de costura portátil, smartphones, videogames e máquina de cortar cabelo. No quesito busca, os soteropolitanos procuram bastante fone sem fio bluetooth, ventilador, vestido, bolsa e tênis.
Empreendedores que não conseguiram se inscrever para participar da atividade presencial ou querem se aprofundar nos conteúdos para vender on-line, têm como alternativa o Centro de Educação do Vendedor. No site https://seller.shopee.com.br/edu/home, os soteropolitanos podem aprender o passo a passo para alavancar o próprio negócio digitalmente.
Fonte: SECOM PMS
Foto: Jefferson Peixoto