ArteCulturaDiversidadeDiversidade de GêneroLGBTQIA+Municípios

Encontro de Arte e Cultura LGBTQIA+ acontece no Cine Teatro de Lauro de Freitas nesta sexta-feira (28)

A alegria e a representatividade irão tomar conta do Cine Teatro de Lauro de Freitas, no Centro, a partir das 17h desta sexta-feira (28), quando acontece o Encontro de Arte e Cultura LGBTQIA+. O evento será realizado pela Associação Cultural de Políticas Afirmativas, Promoção e Defesa dos Direitos da População LGBTQIA+ (NUPAF BAHIA) e pelo Coletivo da Diversidade e Cidadania Caixa D’água / Quingoma (CDC), com apoio da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT) e da Secretaria Municipal de Políticas Afirmativas, Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial (SEPHADIR).

Com o tema: “Viver com orgulho e respeito na cidade que amamos”, o evento em alusão ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, é aberto ao público, e tem como objetivo instituir uma rede de compartilhamento de experiências voltadas para contribuir com a reflexão acerca da utilização da arte e da cultura como ferramenta política para o estabelecimento de questões/discussões pertinentes a esta comunidade em Lauro de Freitas. 

O titular da SECULT, André Pereira, comentou que Lauro de Freitas viverá um momento histórico ao sediar o encontro, e completou: “é muito importante consagrar um diálogo permanente e avançando na construção do reconhecimento da cultura LGBTQIA+ no município, diante da vasta produção artística em segmentos como dança, teatro, música, arte drag queen, entre outros. Esses artistas e fazedores de cultura, contribuem para o avanço das políticas públicas culturais e nossa gestão seguirá respeitando o fazer artístico desse movimento e assegurando o acesso aos bens e serviços culturais”, disse.

A presidente do CDC, Vilma Bahia, reforçou a importância do evento. “É muito importante ver a nossa bandeira se destacando na arte e em todas as linguagens e veículos. Por muito tempo esteve escondida e fomos marginalizados. Ter representatividade e ter espaço no cenário artístico é muito importante, pois ajuda a reduzir o preconceito e dar acesso à informação”.

Para a presidente da NUPAF BAHIA, Gabrielle Sena, a arte LGBTQIA+ vai além do entretenimento. “Quando falamos em arte e cultura LGBTQIA+, falamos em arte politizada, ativista, mesmo quando o propósito é o entretenimento. A presença de LGBTQIA+ na cultura é cada vez mais forte e representativa. O desafio é vencer o preconceito em nós mesmos todos os dias. Acordamos todos os dias com todos os preconceitos vivos em nossa cultura, cabe a cada um de nós o exercício diário de praticar a empatia. Sorrir ao invés de julgar, talvez o sorriso possa mudar o mundo”, destacou.

 A data 

O Dia Internacional do Orgulho LGBT é celebrado todos os anos no dia 28 de junho. A data é comemorada mundialmente  após chamada de Revolta de Stonewall de 1969, considerada um marco para a comunidade LGBTQIA+ no mundo todo.

Fonte / Card: SECOM PMLF

Related posts

Gel Barbosa traz música e dança nesta segunda-feira (8) no Largo do Cruzeiro

Fulvio Bahia

Candeias: Classificação preliminar dos projetos inscritos nos editais da Lei Paulo Gustavo foi divulgada

Fulvio Bahia

Concurso público para a Prefeitura de Filadélfia é suspenso, após ação do MP

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais