BahiaEconomiaEmpreendedorismoEmpreendedorismoSalvador

Encontro em Salvador reúne executivos negros para discutir liderança e desenvolvimento socioeconômico

A Prefeitura estará presente no Future Black Experience Salvador, que acontece nesta terça-feira (11), a partir das 9h40, no Restaurante Amado, na Avenida Lafayete Coutinho (Contorno). Exclusivo para convidados, o encontro é uma iniciativa do Future in Black Club, focado no desenvolvimento socioeconômico da região Nordeste e na descoberta e fortalecimento de lideranças negras, e reunirá executivos negros de toda a Região Nordeste.

Representando a administração municipal, estarão presentes as secretárias da Fazenda (Sefaz), Giovanna Victer, e de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), Mila Paes. “A iniciativa estimula a potencialidade de desenvolvimento econômico e social da nossa cidade. Nos últimos anos, Salvador tem atuado fortemente na valorização da cultura negra, por meio do Salvador Capital Afro e de tantas outras políticas públicas que fomentam a criatividade e a inovação, independentemente da orientação sexual, identidade de gênero, religião, idade, renda ou classe social. Esse é o único caminho para uma sociedade próspera, democrática e dinâmica”, avalia Giovanna Victer.

Entendendo o Nordeste como uma potência econômica, com muita possibilidade de avanço e crescimento, além de possuir empresas avançando rumo a expansões assertiva, o Future in Black Club aposta em Salvador – cidade de maioria da população negra -, como o lugar certo para que tomadores de decisão negros do Nordeste se encontrem para discutir investimentos, oportunidades e projeção de carreira. A intenção é de que possam acessar o que é tendência na região, no Brasil e no Mundo, no âmbito dos negócios.

“O FiB Salvador se configura como um movimento transformador, colocando a liderança negra no comando do futuro da cidade. Acreditamos que essa iniciativa trará resultados concretos para a população, consolidando a cidade como um polo de inovação, criatividade, diversidade e prosperidade”, declara Mila Paes.

De acordo com o CEO do Future in Black Club, Douglas Vidal, a expectativa com o evento é de gerar mais negócios e oportunidades nessa primeira ação realizada em Salvador, que é a maior capital negra fora da África. “A cidade traz o melhor de dois cenários: um ambiente majoritariamente negro e um lugar que avança atraindo cada vez mais oportunidades de negócios e investimentos. Nossa meta é criar o maior ambiente de negócios para negros do mundo”, explica.

Oportunidade – O Future in Black foi criado para ser o principal e maior ponto de encontro entre tomadores de decisões negros do Brasil. A estratégia teve início em São Paulo, onde reuniram-se 600 executivos de 135 corporações diferentes, com base na escassez de iniciativas para o público-alvo.

“Quando isso foi entendido, nos comprometemos a avançar cada vez mais, criando densidade entre alto executivos negros, buscando alcançar novas oportunidades, fazer investimentos mais assertivos e atingir as posições mais altas”, relata Vidal.

Dados – De acordo com o Instituto Ethos, apenas 6,3% dos cargos de liderança nas 500 maiores empresas do Brasil são ocupados por pessoas negras. No âmbito mundial, apenas 1% dos CEOs das empresas listadas na Fortune 500 são negros.

Para a empresa de consultoria McKinsey & Company, as empresas com maior diversidade étnica em suas equipes de liderança tendem a ter melhor desempenho financeiro. Além disso, dos cargos conquistados por executivos, 68% são fruto de indicações diretas de redes de relacionamento, segundo o Instituto Plano CDE. 

Fonte: SECOM PMS
Foto: Valter Pontes

Related posts

CETAS Inema recebe 13 animais silvestres no fim de semana

Fulvio Bahia

Mega-Sena sorteia neste sábado (12) prêmio estimado em R$ 115 milhões

Fulvio Bahia

Exclusiva | Co-vereadora Laina Crisóstomo

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais