BahiaImprensa

Encontro entre Jornalismo e Direito é tema de evento na ABI

Segundo dia da programação de aniversário da entidade abordará direitos autorais e assédio judicial.

Nesta quinta-feira (24), a Associação Bahiana de Imprensa dará continuidade à celebração dos seus 93 anos, com um eixo que discutirá os desafios na relação entre Jornalismo e Direito. Este segundo encontro (saiba como foi a abertura do ciclo “ABI, 93 anos vivendo a história do Brasil na Bahia”) vai abordar direitos autorais, assédio judicial e fará uma homenagem ao advogado e abolicionista Luiz Gama. O encerramento ficará por conta do jornalista e escritor Jolivaldo Freitas, com o lançamento do seu novo livro “A Peleja dos Zuavos Baianos contra Dom Pedro, os Gaúchos e o Satanás”.

A programação acontece semanalmente, das 8h30 às 13h, até o dia 16 de setembro, no Auditório Samuel Celestino, no terraço do Edifício Ranulfo Oliveira, sede da ABI, na Praça da Sé. O evento será transmitido ao vivo pelo Youtube da ABI – https://www.youtube.com/ABIBahia

Com temas estratégicos divididos nos eixos “Memória e reconhecimento”, “Judicializando”, “Formação” e “Cultura, democracia e diversidade”, a ABI traz reflexões sobre o presente e o futuro da comunicação baiana.

As discussões serão referenciadas nas vivências de profissionais, empresários e acadêmicos da área. Nomes de referência na cena nacional vão abordar assuntos atuais, como a PEC do diploma, direitos autorais de jornalistas e fotojornalistas, violência contra a imprensa, assédio judicial, a falta de diversidade nas redações, ética na comunicação digital e PL das Fake News.

Judicializando

A abertura do Eixo 2 – Judicializando, às 9h, será com o painel “Direitos autorais na relação entre profissionais, agências/assessorias e veículos”, com a participação da fotojornalista Paula Fróes; Pedro Nunes, fotógrafo, advogado, especialista em direito autoral; Rodrigo Moraes, advogado, escritor e especialista em direito autoral; e Ana Paula de Moraes, advogada, especialista em direito digital.

Na sequência, o painel “Assédio judicial: situação atual na Bahia e no Brasil + como se proteger e como combater” reúne o jornalista Carlos Augusto, editor e diretor do Jornal Grande Bahia; o jornalista Levi Vasconcelos, colunista de A Tarde; e a jornalista Fernanda Gama, vice-presidente do Sinjorba – Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia. O bloco será encerrado com a inauguração de uma obra do artista visual Cau Gomez, pela passagem dos 141 anos da morte do advogado e abolicionista Luiz Gama.

Para fechar o dia, o jornalista e escritor Jolivaldo Freitas vai lançar o seu novo livro “A Peleja dos Zuavos Baianos contra Dom Pedro, os Gaúchos e o Satanás”. A obra foi editada pela Fundação Pedro Calmon, unidade da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, dentro da programação dos 188 anos da Revolta dos Malês e dos 200 anos da Independência da Bahia.

93 anos

Há 93 anos, no dia 17 de agosto de 1930, nascia a Associação Bahiana de Imprensa. Idealizada pelo farmacêutico e jornalista Thales de Freitas, a instituição floresceu em um momento no qual a Bahia contava com cerca de 50 publicações, entre jornais diários, semanais e revistas, e atravessava tensões político-sociais.

Quase um século depois, com  funcionamento ininterrupto, a entidade está cada vez mais presente no cotidiano de profissionais e empresas da comunicação baiana. Exatamente por isso, mobilizou esforços para rememorar sua fundação com uma agenda especial. O ciclo de atividades “ABI, 93 anos vivendo a história do Brasil na Bahia” foi aberto no último dia 17, com uma discussão sobre a violência contra profissionais da imprensa.

O evento ABI conta com a produção de estudantes vinculados à Empresa Júnior de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, a Produtora Júnior.

Como forma de reconhecimento do papel da imprensa na sociedade baiana, a programação técnico-científica e cultural tem como parceiras incentivadoras as seguintes empresas e instituições: Tribunal de Contas do Estado da Bahia, Prefeitura Municipal de Salvador, Associação Baiana das Empresas de Base Florestal – ABAF, Suzano, Companhia de Gás da Bahia – Bahiagás, Governo do Estado da Bahia e o portal Bahia Notícias.

SERVIÇO

ABI, 93 anos vivendo a história do Brasil na Bahia – Eixo 2: Judicializando
Data: 24 de agosto
Hora: das 9h às 13h | das 17h30 às 20h30
Local: Auditório Samuel Celestino (8º andar do Edifício Ranulfo Oliveira – Rua Guedes de Brito, 1, Praça da Sé, Centro Histórico de Salvador)
Evento gratuito

Fonte / Imagem: ASCOM ABI

Related posts

Alagoinhas: Com produtos típicos e música tradicional, São João do município é apresentado ao público em Brasília

Fulvio Bahia

Zonas turísticas recebem investimentos para atender o aumento da demanda de energia elétrica no verão

Fulvio Bahia

Infectologista baiano disputa semifinal de prêmio internacional para inovações na área de saúde

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais