Aprovadas em diferentes lugares do Brasil, incluindo a cidade de Niterói (RJ), as leis que proíbem a venda e oferta de bebidas e alimentos ultraprocessados em escolas serão o tema de um encontro on-line promovido em 4 de agosto por duas organizações jornalísticas, a Agência Bori e o projeto O Joio e O Trigo.
A ideia é aproximar jornalistas e especialistas para debater o tema, traçando um panorama sobre a presença de ultraprocessados nas escolas e esclarecendo dúvidas dos profissionais de imprensa participantes sobre as leis sobre o tema. O encontro terá a participação de Ana Paula Bortoletto Martins, do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (NUPENS), da USP, e Raphael Barreto, do Instituto Desiderata.
Cofundadora da Bori, Sabine Righetti avalia que o tema da alimentação nas escolas contempla múltiplas editorias, incluindo de saúde, educação e política. “Nosso papel na Bori é apoiado com evidências científicas o jornalista que estiver nesta pauta, independentemente do perfil do veículo ou da editoria.”
O projeto O Joio e O Trigo foi convidado para ser parceiro na organização do encontro por sua cobertura jornalística sobre sistemas alimentares. “Os últimos anos marcaram um avanço qualitativo enorme da ciência em verificar que os ultraprocessados são um grande problema de saúde, o que começa a se refletir em políticas públicas mais evidentes às diretrizes do Ministério da Saúde de que devem evitar esses produtos.
A produção jornalística brasileira também avançou de forma considerável, e pode ser ainda melhor e maior para dar conta do tamanho dessa questão”, diz João Peres, jornalista e cofundador de O Joio e O Trigo. Profissionais de imprensa interessados em participar do encontro podem se inscrever até o dia 2 de agosto neste formulário .
Fonte: PortalImprensa
Foto: Reprodução O Joio e O Trigo