BahiaGoverno do EstadoMeio AmbientePreservação Ambiental

Encontro entre representantes dos Comitês de Bacias fortalece a gestão participativa das águas na Bahia

Durante a programação, foram realizados painéis de debates sobre temáticas relacionadas aos recursos hídricos e o agronegócio, a política estadual e a água como provedora do desenvolvimento econômico.

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) participou, entre os dias 04 e 07/07, no Centro Cultural de Barreiras, do II Encontro dos Comitês de Bacias Hidrográficas Baianas (Ecoba). Organizado pelo Fórum Baiano dos Comitês de Bacias Hidrográficas (FBCBH), o evento reúne representantes de colegiados ambientais de todo o estado, especialistas em recursos hídricos, lideranças comunitárias e gestores públicos municipais, estaduais e federais.

Na cerimônia de abertura, o chefe de gabinete do Inema, Welton Rocha, ressaltou a importância dos comitês para uma gestão eficiente dos recursos hídricos. “A grandeza deste evento demonstra que a gestão participativa dos recursos hídricos é fundamental para garantir a efetividade das políticas públicas e a sustentabilidade hídrica nas bacias. Os comitês desempenham esta função, de parlamento das águas, onde todos os segmentos sociais, atuantes em suas regiões, se reúnem no compromisso de propor soluções e indicar o melhor caminho para garantir os usos múltiplos e a qualidade ambiental de uma bacia hidrográfica”.

Durante a programação, foram realizados painéis de debates sobre temáticas relacionadas aos recursos hídricos e o agronegócio, a política estadual e a água como provedora do desenvolvimento econômico.

O diretor de Recursos Hídricos e Monitoramento Ambiental do Instituto, Antonio Martins, parabenizou os organizadores do evento e destacou as políticas do Governo do Estado. “Um espaço onde discutimos todas as ações e, sobretudo, as melhores formas de executar as políticas públicas, com proposições para o fortalecimento de instrumentos norteadores e essenciais a uma gestão voltada para a sustentabilidade hídrica e ambiental”.

“A exemplo do Plano de Bacia, existem diversas outras intervenções que órgão realiza junto aos Comitês, no auxilio técnico e orientação em relação à execução dos planos, promoção de atividades voltadas à educação ambiental, capacitação de seus membros e ações efetivas para a preservação dos corpos hídricos”, pontuou o diretor.

FBCBH – É uma instância colegiada formada pelo conjunto dos Comitês de Bacias Hidrográficas, legalmente instituídos no âmbito do Sistema Estadual de Recursos Hídricos, existentes no território do Estado da Bahia e Interestadual.

Fonte / Foto: SECOM INEMA/BA

Related posts

Einstein abre processo seletivo para pessoas com deficiência no Hospital Ortopédico do Estado

Fulvio Bahia

Em missão na Espanha, Jerônimo busca novos investimentos em tecnologia, telecomunicações e energia renovável

Fulvio Bahia

Com apoio da Prefeitura de Salvador, Teatro Vila Velha inicia projeto “Vila Lê”

admin

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais