Durante a programação, foram realizados painéis de debates sobre temáticas relacionadas aos recursos hídricos e o agronegócio, a política estadual e a água como provedora do desenvolvimento econômico.
O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) participou, entre os dias 04 e 07/07, no Centro Cultural de Barreiras, do II Encontro dos Comitês de Bacias Hidrográficas Baianas (Ecoba). Organizado pelo Fórum Baiano dos Comitês de Bacias Hidrográficas (FBCBH), o evento reúne representantes de colegiados ambientais de todo o estado, especialistas em recursos hídricos, lideranças comunitárias e gestores públicos municipais, estaduais e federais.
Na cerimônia de abertura, o chefe de gabinete do Inema, Welton Rocha, ressaltou a importância dos comitês para uma gestão eficiente dos recursos hídricos. “A grandeza deste evento demonstra que a gestão participativa dos recursos hídricos é fundamental para garantir a efetividade das políticas públicas e a sustentabilidade hídrica nas bacias. Os comitês desempenham esta função, de parlamento das águas, onde todos os segmentos sociais, atuantes em suas regiões, se reúnem no compromisso de propor soluções e indicar o melhor caminho para garantir os usos múltiplos e a qualidade ambiental de uma bacia hidrográfica”.
Durante a programação, foram realizados painéis de debates sobre temáticas relacionadas aos recursos hídricos e o agronegócio, a política estadual e a água como provedora do desenvolvimento econômico.
O diretor de Recursos Hídricos e Monitoramento Ambiental do Instituto, Antonio Martins, parabenizou os organizadores do evento e destacou as políticas do Governo do Estado. “Um espaço onde discutimos todas as ações e, sobretudo, as melhores formas de executar as políticas públicas, com proposições para o fortalecimento de instrumentos norteadores e essenciais a uma gestão voltada para a sustentabilidade hídrica e ambiental”.
“A exemplo do Plano de Bacia, existem diversas outras intervenções que órgão realiza junto aos Comitês, no auxilio técnico e orientação em relação à execução dos planos, promoção de atividades voltadas à educação ambiental, capacitação de seus membros e ações efetivas para a preservação dos corpos hídricos”, pontuou o diretor.
FBCBH – É uma instância colegiada formada pelo conjunto dos Comitês de Bacias Hidrográficas, legalmente instituídos no âmbito do Sistema Estadual de Recursos Hídricos, existentes no território do Estado da Bahia e Interestadual.
Fonte / Foto: SECOM INEMA/BA