DiversidadeDiversidade de GêneroInclusão SocialPrefeitura Municipal de SalvadorRacismo

Encontros preparatórios para a IV Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial são realizados pela Prefeitura de Salvador

Salvador será palco, neste sábado (17), de uma série de encontros preparatórios para a IV Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), a fim de debater políticas públicas e eixos temáticos voltados para o segmento. Realizada pelo Conselho Municipal de Comunidades Negras (CMCN), em conjunto com a Secretaria Municipal da Reparação (Semur), a atividade é aberta ao público. Os interessados deverão preencher um formulário no link https://forms.gle/2DdBURg2PyJeDmjXA.

Os encontros ocorrerão a partir das 9h nas escolas municipais Nossa Senhora dos Anjos (Brotas), Professora Maria de Lourdes Santana Alves (Capelinha de São Caetano), do Pau Miúdo (Pau Miúdo), Zulmira Torres (Nordeste de Amaralina), Clériston Andrade (São Marcos), Ulysses Guimarães (Fazenda Grande I), além do campus da Unijorge, na Paralela. Também acontecerá no auditório do Mercado do Peixe, a partir das 13h30.

Já na terça (20), a programação chegará à Escola Municipal de Ilha de Maré, novamente às 9h. “Serão abordados marcos regulatórios e as legislações que tratam da temática racial no país e, principalmente, em Salvador, a exemplo do Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial, da existência da Secretaria de Reparação e do Estatuto de Igualdade Racial e Combate à Intolerância Religiosa, regulamentado em 2021”, explica o presidente do CMCN, Evilásio Bouças.

Ele ressalta que a capital baiana possui um histórico de luta em defesa da população negra, que representa 83% da cidade. “Embora se tenha observado avanços no Brasil e, especialmente em Salvador, ainda convivemos com as mais diversas formas de racismo e desigualdades. Por isso, a necessidade de continuarmos realizando ações que buscam construir uma sociedade verdadeiramente justa e igualitária”, acrescenta Bouças.

Ainda nos encontros preparatórios, mais de 200 delegados, entre representantes da sociedade civil, conselheiros de entidades ligadas à temática racial, dos povos tradicionais, quilombolas e do poder público, serão selecionados. Eles levarão as propostas discutidas nos encontros preparatórios para o IV Compir, a ser realizado entre os dias 26 e 27 deste mês, no Quality Hotel, no Stiep.

O evento municipal antecederá a V Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, a ser realizada no período de 25 a 29 julho, em Brasília.

Fonte: Secom PMS
Foto: Otávio Santos

Related posts

Selo da Diversidade LGBT+ 2023 certifica 51 instituições de Salvador

Fulvio Bahia

Caixa conclui pagamento da parcela do Bolsa Família de novembro

Fulvio Bahia

Transalvador passa a emitir credencial específica para pessoas com transtorno do espectro autista

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais