BahiaIdosoPrefeitura Municipal de SalvadorSalvadorViolência

Enfrentamento à violência contra o idoso é tema de palestra em Salvador

Idosos que residem em Salvador puderam participar na última quarta-feira (02) de uma palestra sobre estratégias de prevenção e combate à violência contra a terceira idade. A atividade, promovida pela Prefeitura através do Fundo Municipal de Previdência do Servidor (Fumpres), ocorreu em parceria com a Defensoria Pública do Estado da Bahia.

O encontro, que integra o grupo de ações municipais de combate a esse tipo de violência, foi realizado no auditório da sede da Secretaria Municipal de Gestão (Semge), na Av. Carlos Gomes, no Centro. Com a proposta de ampliar o acesso à informação e conscientizar para combater as violações, a palestra abordou não apenas a violência física, mas também a patrimonial e psicológica.

Além disso, foi debatido o chamado ‘idadismo’, como é chamado o preconceito em relação à idade e também é uma violência cometida contra os idosos.

Moradora da Av. Joana Angélica, no Centro, a aposentada Diogenice Oliveira Santos, de 81 anos, compareceu para a palestra e parabenizou a iniciativa da Prefeitura. “Achei importante ter essa palestra porque a gente fica sabendo onde pode procurar ajuda e o que fazer em caso de violencia”, contou.

A defensora pública Laíse de Carvalho Leite, coordenadora da Defensoria Pública Especializada no Idoso, foi a palestrante do evento. Segundo ela, entender o processo do envelhecimento e as especificações que o público precisa é o pontapé inicial para combater a violência.

“É notório o aumento das violações aos direitos da pessoa idosa e esse segmento populacional é invisibilizado. Para combater a violência contra o público nada melhor do que a educação em direitos para que a pessoa reconheça a situação, saiba do papel da Defensoria e entenda que pode recorrer a instituição”, detalhou Laíse.

Ela afirmou ainda que o trabalho de conscientização tem sido feito também em outros equipamentos que lidam com o público, a exemplo dos centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e Especializados da Assistência Social (CREAS).

“Considerando que o agente violador na maioria das vezes é um familiar ou alguém que tem uma relação de confiança com a pessoa idosa, o reconhecimento da violência é difícil, porque se faz de forma velada. Por isso mesmo, é importante que os idosos conheçam os seus direitos”, finalizou.

Apoio às vítimas

Para buscar pelos serviços da Defensoria Pública, o idoso pode entrar em contato pelos telefones 129 ou 0800 071 3121. A ligação é gratuita e pode ser feita das 8h as 17h, de segunda a sexta-feira.

Fonte e Foto: SECOM PMS | Jefferson Peixoto

Related posts

Prefeitura instalará gradis de segurança em 14 viadutos de Salvador

Fulvio Bahia

Fábricas da BYD chegam em Camaçari com a promessa de mudar indústria automobilística brasileira

Fulvio Bahia

Itanagra: Milhares de psssoas marcam presença no Arraiá da Família

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais