Evento aconteceu na última segunda-feira (2), na sede da concessionária e reuniu representantes das instituições, alunos e parceiros.
Dos 10 projetos premiados em todo o Brasil no Concurso Cultural do Programa Caminhos para a Cidadania, do Instituto CCR, dois são de escolas da Bahia, ambas localizadas em Lauro de Freitas. Para celebrar essa conquista inédita e homenagear as demais escolas baianas finalistas do concurso, a CCR Metrô Bahia e o Instituto CCR reuniram professores, alunos, representantes municipais e parceiros dos projetos nesta segunda-feira, dia 2, na sede da concessionária, em Salvador.
Um dos projetos premiados foi “Memória Brincante – Resgatando Trajetórias Ancestrais”, de Gildete Melo, professora de Cultura Africana e Indígena da Escola Municipal Tenente Gustavo dos Santos. A docente explica que o projeto resgata trajetórias ancestrais por meio do ato de brincar com o barro e produzir os brinquedos, dando visibilidade à história e memória das comunidades remanescentes do Quilombo Quingoma, localizado em Lauro de Freitas. “Fico feliz em ver a história dos nossos ancestrais de uma comunidade quilombola poder estar dentro da escola. Trazer as trajetórias das crianças de ontem para ressignificar a existência hoje é fundamental, e ver a nossa história na escola e os nossos alunos como protagonistas é algo maravilhoso!”, destaca.
O professor Elton Nascimento, da Escola Municipal Barro Duro, autor do projeto também premiado “TV Futura Brodcast – Educação, comunicação, informação e tecnologia”, conta que os alunos participam de oficinas audiovisuais, como câmera, edição de vídeo e fotografia, todas relacionadas com as disciplinas curriculares da escola. “A nossa proposta é potencializar em nossos alunos processos criativo e crítico em torno de temas sensíveis na sociedade, a partir dos filmes que eles produzem e que nós assistimos também como parte do processo de construção audiovisual”. Alguns alunos do projeto estavam filmando o evento para uma produção audiovisual. Uma delas é Janaína Paixão. “Me sinto privilegiada em participar do projeto, está me ensinando muito e é uma grande oportunidade poder aprender e produzir esses conteúdos”, conta Janaína. “É uma alegria imensa poder mostrar que a nossa comunidade tem um potencial grande educacional. É mostrar que a educação pública funciona, que a educação pública é importante para o nosso país, contando com o apoio de instituições privadas, como o Grupo CCR”, completa o professor.
A gerente de Sistema de Gestão Integrada da CCR Metrô Bahia, Maria Eduarda Soares, destacou o compromisso de apoiar e promover ações de desenvolvimento educacional e cultural. “Um dos nossos pilares é a democratização da educação. Buscamos, com o programa, fomentar a educação em nosso país, incentivando professores, gestores, escolas e alunos. Sabemos que a educação é essencial na construção de um mundo melhor”, afirma.
Denise Borges, assessora de projetos do Instituto Crescer, parceiro técnico do Instituto CCR no Caminhos para a Cidadania, explica que a escola move o docente a escrever o projeto e as benfeitorias decorrentes da premiação são legados que ficam para a unidade escolar. “São projetos que colocam os alunos como protagonistas. As escolas produzem muito e é fundamental dar visibilidade a essas ações. Tudo deságua na unidade escolar, então é importante ter práticas como essa de reconhecimento, desenvolver a escuta, ter a comunidade e a família envolvidas”, completa.
Presente no evento nesta segunda, o subsecretário de Educação de Lauro de Freitas, Vitor Veiga, destacou a importância do programa e da parceria com a CCR. A coordenadora de Educação Básica da rede de Lauro de Freitas, Nadjane Miranda, também comemorou a conquista dos projetos. “Espero que no próximo ano tenhamos mais escolas participando do programa, mais finalistas e ganhadores, porque cada vez que mostramos o que estamos fazendo e temos uma premiação como essa, isso é um incentivo para que mais escolas possam participar”, comenta Nadjane Miranda.
Caminhos para a Cidadania
O programa Caminhos para a Cidadania desenvolve cursos onde o professor é o ator principal. De acordo com Denise Borges, assessora de projetos do Instituto Crescer, parceiro técnico do Instituto CCR no Caminhos para a Cidadania, o curso é pensado por meio das indicações dos professores de conteúdos, tendo uma carga horária de 40h. “E, dentro da proposta do programa, tem também o concurso cultural, com o reconhecimento dos projetos”, detalha.
O concurso cultural do programa Caminhos para a Cidadania acontece todos os anos e busca identificar, valorizar e divulgar experiências educativas transformadoras de professores de todo o país. No total de 81 projetos inscritos nesta edição, 30 passaram à fase final e 10 deles foram vencedores. Cada um dos vencedores contará com R$ 30 mil em benfeitorias e mentorias por um período de cinco meses até a sua implementação na unidade escolar, e cada professor(a) ganhador(a) receberá 1 notebook. Além da Bahia, outros quatro estados foram contemplados: Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Fonte: Darana RP
Foto: Divulgação