BahiaEducaçãoGoverno do EstadoTecnologia

Escolas da rede estadual inovam com alternativas criativas ao uso do celular

Para tornar os intervalos mais interativos e oferecer alternativas ao uso do celular, unidades da rede estadual da Bahia estão promovendo atividades que estimulam a socialização e o lazer dos estudantes. No Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Formação e Eventos Isaías Alves (Iceia), em Salvador, a área verde foi transformada em um espaço de convivência, onde os alunos brincam com jogos interativos, como xadrez, Uno e cubo mágico, além de tocar instrumentos musicais e compartilhar suas canções favoritas. A iniciativa busca tornar o ambiente escolar mais acolhedor e dinâmico, incentivando o contato humano e a troca de experiências.

Essas ações fazem parte de um movimento para enriquecer a convivência escolar, especialmente após a regulamentação do uso de celulares nas escolas (Lei Federal n° 15.100, de 13 de janeiro de 2025). Para apoiar esse processo, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) disponibilizou um documento com orientações detalhadas no site http://www.educacao.ba.gov.br, garantindo que todas as escolas tenham suporte para implementar estratégias alinhadas ao seu contexto.

Foto: Ascom/SEC

A diretora do CEEP Iceia, Maribel Silva, explica que já é feito um trabalho em sala de aula sobre o uso do celular, especialmente nos cursos técnicos que demandam a tecnologia. No entanto, nos intervalos, o desafio era reduzir o uso excessivo. “Começamos a incentivar que os estudantes trouxessem livros, jogos e instrumentos musicais para um momento cultural. Já percebemos uma grande adesão e as famílias também estão apoiando. O ambiente escolar está mais leve e alegre”, avalia.

A diretora destaca, ainda, que até o foco na aprendizagem melhorou. “A lei veio para somar e garantir a saúde mental dos nossos estudantes. É, realmente, um ganho pedagógico”, comemora. A iniciativa também é elogiada pelas famílias, como Marli Silva, mãe do estudante Gustavo Conceição. “O celular dispersa a atenção e prejudica os estudos. Agora, os estudantes vão interagir mais e focar nos conteúdos em sala de aula”. O aluno Enzo Miranda, do 3º ano de Informática, concorda. “A escola é um espaço de educação, crescimento intelectual e desenvolvimento pessoal”.

Foto: Ascom/SEC

Além dessas ações, o Governo do Estado, em parceria com os Núcleos Territoriais de Educação (NTEs), intensifica o diálogo com estudantes e famílias por meio de reuniões, cartilhas e painéis informativos. O objetivo é garantir a implementação eficaz da Lei do Celular, promovendo um equilíbrio entre o uso da tecnologia e as atividades que incentivem a criatividade, a convivência e o bem-estar no ambiente escolar.

Fonte / Foto: Ascom/SEC

Related posts

Adab prorroga prazo para vacinação contra a febre aftosa na Bahia até 31 de dezembro

Fulvio Bahia

Semana do Bebê movimenta Salvador a partir desta quinta-feira (24); confira a programação

Fulvio Bahia

Hospital Veterinário completa um mês de inaugurado com mais de dois mil atendimentos registrados

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais