ArteCulturaMetrô

Escultura que homenageia a Mulher de Roxo em exposição na Estação Pirajá de Metrô

A obra, que integrou a exposição CowParade Salvador, faz resgate histórico dessa personagem que ficou marcada na memória soteropolitana

Até o dia 05 de junho, os clientes que passarem pela Estação Pirajá do Metrô poderão conferir a exposição itinerante “Fome de afeto e memória”, com a escultura “Roxinha Urbana”, uma homenagem do artista visual Denissena Fóssil à memorável Mulher de Roxo. A ação integra o programa Bora de Metrô da CCR Metrô Bahia, que promove durante todo o ano no Sistema Metroviário, eventos culturais e de entretenimento, além de serviços de saúde, beleza e bem-estar.

A exposição itinerante percorrerá diversas estações do Sistema Metroviário de Salvador – Lauro de Freitas e já passou pelas Estações Pernambués, Brotas e Bairro da Paz. “Este é um projeto que resgata a cultura e que conta um pouco mais da história de Salvador para todos os clientes que ainda não conheciam, além de apoiar o trabalho do artista”, explica Rodrigo Rainer, Gerente de Comunicação, Ouvidoria e Sustentabilidade da CCR Metrô Bahia.

A escultura integrou a exposição “CowParade Salvador”, realizada em 2019 pela Toptrends, empresa especializada em marketing cultural, que detém os direitos exclusivos de realização da CowParade no Brasil. A CowParade (“Desfile das Vacas”, em português), maior evento de arte urbana do mundo, foi criada na Suíça em 1998, com o propósito de democratizar o acesso à arte. No Brasil, desde 2005, a exposição já passou por nove cidades brasileiras. Ao final de cada evento, a Toptrends promove um leilão beneficente. Em 13 edições, foram destinados mais de R$ 7 milhões de reais para organizações sem fins lucrativos brasileiras.

O artista visual Denissena Fóssil destaca a importância do acesso à arte em locais como o Sistema Metroviário baiano. “Nossa proposta com a exposição é dialogar, despertar leituras subjetivas, sentimentos e humor no público que transita nas estações de metrô de Salvador. É fundamental ter acesso a arte na contemporaneidade”, completa.

Serviço

O quê: “Fome de afeto e memória”

Quando: Até 05 de junho

Onde: Estação Pirajá de Metrô

Sobre a Mulher de Roxo

Ao longo dos 1970 até perto do fim do século passado, uma figura enigmática chamava a atenção de todos que passavam pela principal via de comércio de Salvador, a Rua Chile. Por lá, vagava uma mulher vestida de roxo, com trajes que mais lembravam o hábito usado pelas freiras, o que incluía ainda um grande crucifixo na altura do peito. Apesar de folclórica, a imagem da dama causava os mais diversos tipos de sentimentos, como receio, compaixão e respeito.

Sobre a TOPTRENDS

A Toptrends, empresa especializada em marketing cultural, nasceu em 2004 com o propósito de promover cultura, causas e marcas através de ações de marketing cultural. Detentora dos direitos exclusivos de realização no Brasil da CowParade, considerada um dos maiores eventos de arte de rua do mundo, a Toptrends também contabiliza uma série de projetos de grande repercussão. Entre eles estão as exposições: Mônica Parade, em parceria com a Mauricio de Sousa Produções; a Call Parade idealizada para a empresa Vivo; a Big Heart Parade; e a exposição 17 ODS para um Mundo Melhor, que está em itinerância pelas principais cidades brasileiras.

Fonte / Foto: ASCOM CCR Metrô BAhia

Related posts

Augusto Cruz lança livro sobre corridas que aborda sonhos e negócios

Fulvio Bahia

Cinema: Estreia Continuação de ‘Do Jeito Que Elas Querem’; assista ao trailer

Fulvio Bahia

Nota CCR Metrô Bahia

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais